Pesquisar este blog

18/02/2007

Como se preparar

Se quiser fazer uma boa palestra é bom começar pesquisando seu cliente, seu público, seu assunto e tudo o que estiver relacionado ao evento. Dar palestra é como preparar uma aula, é preciso conhecer seus alunos e ter um bom domínio do assunto.

Alguns palestrantes são altamente técnicos e especialistas no assunto que tratam, e geralmente falam para uma audiência também de especialistas. Porém, a maioria dos palestrantes falam de comportamento, relacionamento e outros assuntos mais humanos.

Acho que, neste sentido, o trabalho do palestrante é também muito parecido com o do jornalista no aspecto da preparação do tema. Um jornalista precisa escrever uma matéria sobre transplantes, por exemplo, e sai à cata de informações. Entrevista pessoas, pesquisa, estuda, levanta os pontos relevantes e escreve. O resultado final não é um compêndio científico, mas uma tradução do tema para qualquer pessoa entender.

Um médico que leia a matéria poderá descobrir o que outros colegas estão fazendo. Um estudante aprenderá os pontos relevantes do assunto. O leigo entenderá o tema. Na realidade o jornalista será apenas um tradutor e fará a ponte entre o complexo e o simples. Este é o trabalho do palestrante. Ninguém pode pensar que aprenderá tudo em uma palestra de hora e meia. Mas se ela servir de aperitivo e abrir o apetite dos presentes para o tema, o objetivo foi alcançado.

Com versatilidade é possível dar palestras como um jornalista escreve suas matérias. Posso falar de um produto e despertar numa platéia de clientes em potencial o desejo de compra, sem pedir que comprem. Ou despertar nos funcionários de uma empresa a paixão de que precisam para fabricar aquele produto, mostrando a eles a importância do que estão fazendo. Ou abrir os olhos tanto de uns como de outros para o que há de novo.

5 comentários:

mauricio ricardo disse...

Gostei muito do texto e achei, propício ..

Anônimo disse...

Saudações ao autor. Obrigado por nos presentear com um conteúdo de teor de renovação e estima, para a realização dessa tarefa maravilhosa que é palestrar. Digo sem dúvidas que para mim foi precioso, e creio que o será para muitos. Meus cumprimentos do nome do meu mestre JC.

Anônimo disse...

Saudações ao autor. Obrigado por nos presentear com um conteúdo de teor de renovação e estima, para a realização dessa tarefa maravilhosa que é palestrar. Digo sem dúvidas que para mim foi precioso, e creio que o será para muitos. Meus cumprimentos em nome do meu mestre JC.

Prof° Marcelo Chemistry disse...

Boa noite obrigado pelas dicas, estou preparando uma palestra para motivar estudantes de Ensino Médio a serem cientistas. E creio que estas informações me ajudarão a organizar melhor as ideias.
Que Deus o Abençoe!!!
Professor Marcelo

Ju Denzler disse...

Gostei muito do blog, já estou seguindo...

Conheça o meu e se gostar me siga tb..

http://feiffercereja.blogspot.com.br/

Postagens populares