Pesquisar este blog

Carregando...

28/08/07

Estrutura da palestra

Uma palestra boa dura geralmente de uma hora a uma hora e quarenta. Normalmente meu roteiro são os slides em power-point com frases e desenhos (não trazem grandes textos, apenas os tópicos) para os quais olho de relance de vez em quando.

Ao longo do tempo vou mantendo a técnica de sobe e desce: uma historia engraçada, uma dose de informação sonífera, outra história, outra dose, até chegar no grande final com a parte mais cômica possível, porque o fim é a primeira coisa que a pessoa lembra. Imagine um gráfico em forma de serra, com picos e vales e um everest no final. Sua palestra precisa ser assim. Não é só chegar lá e falar ou espalhar os slides a esmo. Precisa ter planejamento para trabalhar as emoções dos presentes.

Ouvi alguém contar de um palestrante que leva a mulher para cronometrar suas palestras para que a platéia não fique dez ou quinze minutos corridos sem rir. Procure estudar algo sobre a teoria do humor e você vai aprender que sempre precisa existir uma vítima para existir humor. No caso, eu sou quase sempre a vítima, o velho, o idiota, etc. Isso também ajuda a quebrar o gelo e diminuir a distância.

Nenhum comentário:

Postagens populares