Pesquisar este blog

06/03/2010

O palestrante esquecido

Eu já ia me esquecendo de continuar meu post anterior "Branco do palestrante". Afinal, se eu me esquecesse completamente isso não tornaria minha mensagem menos importante, não é mesmo? Ela ficaria até mais coerente...


Mas vamos lá. O que faz o palestrante se esquecer do que ia falar? O primeiro fator é o medo de falar em público, natural a todo ser humano, e o que causa esse medo é o medo de se expor, de errar, de esquecer. O problema é que nos esquecemos de tudo, mas não desse medo.

Para evitar o medo de se expor (e esquecer) uma dica é justamente se expor. Comece contando alguma situação ridícula que você experimentou e na qual agiu de maneira estúpida ou vergonhosa. Desnude-se (no sentido figurado, claro) diante de sua platéia pois isto lhe dará a segurança de quem não tem mais nada para esconder.

Se assistir o filme "8 Mile" verá que o Eminem trava completamente na hora de duelar em rap com seu adversário diante de uma platéia sedenta de sangue. Diante da possibilidade de enxergarem seu interior, quem ele realmente era, suas fragilidades e imperfeiçoes, ele emudece. Mais tarde a coisa muda. Ele faz dessas fragilidades e imperfeições a letra de sua música e quem emudece é o adversário. Depois de cantar, Eminem joga o microfone para o adversário e diz:

- Agora diga a eles alguma coisa que ainda não saibam a meu respeito.

É isso. Se você se desnudar diante de seu público, ninguém mais poderá fazê-lo. Assim, no controle da situação, você pode começar sua palestra confiante. Na próxima mais dicas de como evitar o branco na hora de falar em público.

Nenhum comentário:

Postagens populares