Pesquisar este blog

03/05/2010

5 dicas para o palestrante

Nunca é demais lembrar alguns pontos importantes para quem fala em público, seja palestrante profissional ou não. Isto deveria ser como um check-list para ajudar você a revisar sua atuação, e uma boa idéia é ter um amigo na platéia para assinalar o que achou de cada um destes pontos.


1. A linguagem do corpo é importante e deve ser adequada ao ambiente. Se existir um grande palco com uma audiência bem espalhada você poderá caminhar de um lado para o outro enquanto fala. Se o evento exige que você fique atrás de um púlpito, mesmo assim é possível trabalhar sua linguagem corporal levando o corpo para a frente, para os lados, criando diferentes ângulos de cabeça e corpo, gesticulando, etc. Não se esqueça de que as expressões faciais também são importantes.

2. Falar com convicção é importante. Evite fazer palestras como se você não tivesse nada a ver com as afirmações. Alguns palestrantes são tão viciados em citar outros que acabam não tendo uma opinião própria. Eles não conseguem dar à palestra o peso de sua própria experiência.

3. Evite ler textos ou os slides projetados na tela. Se projetar, entenda que seu público irá ler o que está lá, portanto você só deve ler partes importantes ou talvez parafrasear o que está escrito lá. Se for para ler toda a sua apresentação, envie o texto por email para os participantes e evite que saiam de casa para ver você.

4. Faça contato visual com seu público, mas evite fitar por muito tempo, alternando de pessoa para pessoa a fim de não constranger alguém ou criar a impressão de que você se apaixonou por alguém da platéia e já não se importa com o resto do público.

5. De vez em quando use o silêncio para dar peso ao que diz. Pausas são importantes em qualquer palestra. Não tente ficar enchendo o tempo com bla-bla-bla.

Um comentário:

ALZIRA LEWIS DOEBBER disse...

Agradeço a oportunidade das dicas, verifico que vale inclusive, para palestrante Mulher. Tenho me empenhado em me atualizar , pois meu público é maioria Feminino,os Homens ainda são resitentes em conhecer Etiqueta e Postura Profissional.
Obrigada!

Alzira Lewis Doebber
Porto Alegre/RS

Postagens populares