Pesquisar este blog

28/06/2010

Bastidores da TV Barbante

Quatro anos depois de ir ao ar a TV Barbante se aproxima da marca de 1,7 milhão de views, com uma média atual de 2.500 3.000 vídeos assistidos por dia. Muitos clientes me contrataram depois de assistir um ou mais vídeos da TV Barbante, um canal que me surpreendeu por sua capacidade de promover minha marca. Saiba aqui o que acontece nos bastidores desta TV amarrada com barbante.

Em 2006 coloquei no ar a TV Barbante, poucos meses depois do lançamento do Youtube. Apesar de algumas críticas e conselhos de amigos sugeriram que eu fizesse algo mais profissional, achei que aquele modelo de vídeo "amarrado com barbante" era o que iria pegar na Internet. E foi o que pegou. O estilo informal e caseiro dos vídeos do Youtube moveram o foco, da qualidade da gravação para a relevância do conteúdo, e as redes de TV passaram a exibir vídeos toscos lado a lado com suas produções de alta tecnologia.

Em 2008 criei outro canal no Youtube, "O evangelho em 3 minutos", para publicar comentários bíblicos. Como fiz com a TV Barbante, criei também um blog de mesmo nome e passei a extrair o áudio dos vídeos para publicar em um Podcast.

Se você quiser criar sua TV Barbante, aqui vai a receita: "Pegue um rolo de barbante..." Brincadeira. Na verdade não é preciso muita coisa para competir com a Globo ou a CNN. "Competir" significa tirar dois ou três telespectadores deles durante os dois ou três minutos que vai durar seu programa.

 
Primeiro você precisa de um estúdio. O meu é meu próprio escritório, com um pano preto de fundo, duas luminárias fluorescentes a 45 graus com refletores feitos de papelão e papel alumínio, uma na lateral e a luz de teto. A câmera fica em um tripé na minha frente, entre mim e o monitor do computador. Usando um mouse sem fio o monitor se transforma em um teleprompter improvisado onde leio o script. 


Para poder enxergar o texto eu uso uma câmera pequena e estreita Genius-G-Shot (às vezes duas, para ter dois ângulos de gravação). Tenho também uma Panasonic Mini DV que não acho muito prática. Embora tenha melhor qualidade de imagem para grandes ambientes, não consegui uma imagem nítida com a iluminação fluorescente. Antes que você pergunte, não coloco iluminação profissional por ser muito quente para um escritório com um ar condicionado cujo barulho pode interferir na gravação.


Esqueça o microfone da câmera que é ruim. Uso um microfone barato de PC, sem haste, colocado sob a camisa. Gravo o áudio direto no desktop ou notebook usando o programa
Audacity, ou uso um gravador Olympus WS-300M 256 MB Digital Voice Recorder quando estou longe do computador. Em ambos os casos transformo o arquivo para mp3. Quando preciso converter diferentes formatos de vídeo ou áudio uso o Format Factory.

A edição de vídeo é feita primeiro no
VirtualDub para corrigir a qualidade, cortar para o formato 16x9 e incluir o logo da TV Barbante. Depois uso o Windows Movie Maker, que vem junto com o Windows XP, AVS4 Video Editor para a edição final e para sincronizar a faixa de áudio. Os vídeos são publicados no Youtube e também neste blog criado no Blogger. (Mudei o editor de vídeos porque agora uso o Windows 7).

Se você for profissional de vídeo deve estar se divertindo à beça com tanto amadorismo. Nem se preocupe em enviar uma proposta para gravar meus vídeos com qualidade profissional, porque não é minha intenção. Meu objetivo não é fazer uma TV Barbante parecida com uma TV convencional. Eu nunca iria conseguir competir com a telona usando essa telinha horrorosa de computador. Além disso, se ficar profissional vou precisar outro nome, algo que não seja mais amarrado com barbante. "TV Durex", talvez...


Quase ia me esquecendo da melhor parte... Ganho dinheiro com o Youtube. Quer saber como ganhar dinheiro com o Youtube? Bem, crie uma estratégia  para fazer do Youtube um aliado na promoção de seus produtos, serviços ou marca de sua empresa. É surpreendente o número de clientes que me contratam para palestras depois de terem visto um vídeo da TV Barbante. Além disso, se você tiver um número significativo de views o Youtube irá desejar que você entre no programa de parcerias. A inserção de publicidade no canal do Youtube e também no blog gera receita. Não tanta quanto o preço de uma palestra, mas dá para jantar fora de vez em quando.

4 comentários:

Liz Bittar disse...

obrigada pelo post da tv barbanteeeee..... era tudo o que eu queria - dicas muito simplinhas e muito pratiquinhas... agora, só falta um detalhezinho de nada: dá pra explicar como se faz os textos? :)

Unknown disse...

Olá Mário! O seu site está ajudando muito. Gostaria de saber quais são as melhores agências de palestrantes do Brasil?
Obrigada,
Carmem

Unknown disse...

Olá Mário! O seu site está ajudando muito. Gostaria de saber quais são as melhores agências de palestrantes do Brasil.
Obrigada,
Carmen

Unknown disse...

Mario, adoro a simplicidade e qualidade de seu trabalho, realmente as dicas que você passou sobre a tv barbante são incriveis, confesso que jamais imaginei que com tanta simplicidade e economia poderia criar algo de qualidade e conteúdo quanto o que você consegue.

Estou entrando no mercado de palestrantes agora e também sonho em ter meu programa de tv que possa fazer diferencial para ajudar pessoas de alguma maneira.
Parabéns, beijos Luciana.

obs. se puder gostaria de conversar com voce: Sou vencedora do último reality show No Limite, Rede Globo e sou da área de administração, fiquei interessada em especializar( mestrado) em Marketing.
Muito sucesso sempre!

Postagens populares