Pesquisar este blog

23/08/2010

De graca nao tem graca

Já devo ter sugerido aqui que palestrantes novos ofereçam palestras gratuitas para ganhar experiência e criar visibilidade para sua marca. E depois? Bem, depois quem responde é o Carlos Nepomuceno.


O Carlos Nepomuceno é consultor e palestrante e conseguiu definir bem os motivos pelos quais não faz palestras gratuitas. Hoje também ouvi uma entrevista com o Henrique Chagas do site Verdes Trigos que apresenta suas ideias de como autores de livros poderão ganhar dinheiro no futuro, partindo para apresentações presenciais.

E o livro? Do jeito que as coisas andam, daqui a pouco você vai encontrar até aquele seu diário secreto para download na Web. O movimento Tecnobrega aponta o caminho a seguir, provavelmente para todo tipo de manifestação artística. O Henrique Chagas chega a dizer que o autor/escritor precisará virar artista, como qualquer outro que vive às custas de suas apresentações presenciais.


Leia aqui o que o Carlos Nepomuceno fala de fazer palestras grátis. E ouça aqui a opinião do Henrique Chagas sobre a transmutação do autor enclausurado em showman.

2 comentários:

nop disse...

Querido Mario. Você já sabe o quanto eu o admiro e respeito seu trabalho. Afirmo que você é uma das minhas maiores inspirações. Uma grande influência para a minha vida profissional e afirmo que estou começando a minha vida de palestrante de graça mesmo. Preciso começar, me capacitar e ganhar muita experiência. Tenho certeza que além de passar uma mensagem positiva aos meus ouvintes, que sirva para algo útil de fato, um dia a recompensa financeira chegará. Tudo a seu tempo. Não me importo de trabalhar de graça por enquanto nessa área - apesar de que uma graninha sempre faz falta né, ainda mais agora - mas como acredito no meu trabalho e tenho vontade de vencer, acho que vai dar tudo certo!
Um grande abraço.

Vanessa Lessa disse...

Mário, sugiro que você veja as palestras gratuitas por um outro ângulo. Você já pensou em dar palestras gratuitas beneficentes? Tive um professor que ele chama de palestra dízimo, e todo mês ele reserva uma data para estas palestras com as quais ele ajuda alguma instituição. Com a sua experiência com toda certeza poderá ajudar muita gente. Parabéns pelo trabalho.

Postagens populares