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15/12/2010

O palestrante e o workshop

Empresas contratam palestrantes para diferentes atividades: keynote speaker, palestra, workshop, treinamento, moderar debates etc. Antes de enviar uma proposta é bom o palestrante saber exatamente o que o cliente deseja.


Um workshop não pode ser de apenas alguns minutos, mas deve ser de algumas horas. Se você fizer uma pesquisa por workshop + duração encontrará anúncios de diversos eventos com algumas horas de duração. Não é possível um workshop de poucos minutos porque workshop é oficina, ou seja, um trabalho conjunto. Sempre demanda tempo para todos participarem com opiniões e palpites.

Veja duas definições que encontrei de workshop:

"Palavra inglesa que em português chama-se OFICINA. Reunião de trabalho, ou de treinamento, no qual os participantes discutem e/ou exercitam determinadas técnicas numa área específica".

"Reunião formal para apresentação e/ou elaboração conjunta de determinado tema sob a coordenação de um mentor para um público que desconhece o assunto".

Portanto, o workshop não é uma apresentação expositiva, como uma palestra, mas uma reunião participativa, como uma aula ou treinamento. O palestrante precisa de tempo para isso.

Algumas empresas contratam um palestrante para fazer a palestra de abertura de um evento, para depois encaminhar os participantes para debates sobre o tema ajudados por um moderador. Quando o número de participantes é pequeno, pode-se criar, aí sim, um pequeno workshop. Mas geralmente o evento tem uma palestra de abertura com um palestrante e depois mini-palestras mini-palestras (não workshop) de 30 a 40 minutos feitas por outros palestrantes tratando de diferentes temas em diferentes salas. O objetivo de fazer assim é vender mais ingressos.

Raciocine como um diretor ou gerente que recebe um programa de um evento que tem o "Tema interessante A na sala 1", "Tema interessante B na sala 2" e "Tema interessante C sala 3". O que você faria? Iria sozinho ao evento ou enviaria um grupo para não perder todos os temas interessantes que poderiam ser depois compartilhados na empresa?

Um programa assim praticamente obrigaria você a enviar pelo menos três representantes de sua empresa ao evento, para sua equipe não perder nada do que fosse apresentado. Isso multiplicaria o número de ingressos vendidos.

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