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10/03/2011

Palestrante de saude no trabalho

Um médico que deseja ingressar no mercado de palestras me pergunta qual o caminho que deve trilhar. Como sempre digo, ser palestrante é gratificante, mas não é uma profissão fácil de se iniciar a partir da estaca zero. Palestrante é como biscoito: "Vende mais porque é fresquinho e é fresquinho porque vende mais".


O palestrante precisa ser um produto sempre fresco na banca de exposição, e por isso a construção da imagem é tão importante quanto o acúmulo de bagagem. Não pense que estou dizendo isso para afugentar a concorrência, pois se estivesse preocupado com concorrência não teria criado um blog para dar dicas a pessoas que querem ser palestrantes.

Atuar especificamente na área de palestras de segurança e saúde no trabalho não é fácil se o seu foco for muito... focado! Quero dizer, o médico que se restringir a falar de um tipo de doença do trabalho pode ter um mercado limitado. ]

Eu ou qualquer outro palestrante de segurança no trabalho sempre acaba "invadindo" a área de saúde ao falar dos cuidados básicos com alimentação, exercícios físicos e higiene do corpo. É comum também o palestrante de segurança no trabalho falar de problemas como álcool e drogas, além de dar explicações básicas sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e stress.

O palestrante que é contratado para falar em uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) ou para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) também irá "invadir" a área de meio ambiente. Isso porque hoje sabemos que a boa saúde depende da preservação do meio ambiente, e o meio ambiente sofre quando ocorre algum acidente no trabalho com vazamento de resíduos poluentes, por exemplo.

A sigla para isso é SMS - Segurança, Meio Ambiente e Saúde (vale lembrar que SMS também pode ser usado para Safety Management System e para Short Message Service). Algumas empresas pararam de usar a sigla SIPAT e passaram a utilizar SIPATMA - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente.

Outra coisa que o palestrante iniciante deve levar em consideração é que o mercado de palestras para segurança, saúde e meio ambiente é mais barato. Eu não consigo vender uma palestra de segurança pelo preço que venderia uma de marketing, vendas ou comunicação, porque estes últimos temas costumam ser apresentados em congressos e grandes eventos envolvendo várias empresas e patrocinadores. Já os temas ligados à segurança, saúde e meio ambiente costumam ficar restritos às palestras internas (in company) e às vezes para um número pequeno de funcionários.

O palestrante de SMS vai encontrar um mercado onde muitas palestras são feitas pelo profissional de segurança da própria empresa ou até de graça por palestrantes disponibilizados por empresas que vendem equipamentos de segurança e querem colocar um pé na empresa. A palestra é a cortesia. Portanto, prepare-se para uma concorrência que irá jogar seus preços lá no chão.

Outra coisa: se o palestrante fizer palestras como um médico que ministra uma aula sobre o tema (palestra técnica, maçante, cheia de informação, mas nem um pouco interessante), ninguém irá querer pagar por isso. Muitos médicos fazem palestras apenas como convidados em eventos de SMS, e você acabará conhecendo alguns que são de clínicas ou empresas de medicina do trabalho que estão ali fazendo uma palestra de cortesia ou para vender outros serviços de segurança no trabalho.

Isto vale para palestrantes de qualquer natureza: você preciso transformar a informação em atração e entretenimento, porque na maioria das vezes, principalmente em palestras de SMS, você irá se apresentar para pessoas da produção, nem sempre acostumadas a longas horas de uma palestra do tipo aula acadêmica.

Outra coisa que vale para o segmento de palestras de segurança, saúde e meio ambiente, e também para todos os segmentos, é que você precisa ficar conhecido antes de conseguir cobrar por suas palestras. Na profissão de palestrante nem sempre quem sabe mais é que ganha mais, e sim quem tem maior exposição na mídia.

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