Pesquisar este blog

05/05/2011

O video do palestrante

A maioria dos palestrantes comete o erro de tratar a Internet como se fosse um DVD. Não é. Internet tem a ver com redes sociais e se o palestrante enxergá-la apenas como uma mídia estará perdendo uma grande chance de ficar conhecido.


Do que estou falando? Do palestrante que manda fazer vídeos institucionais como se fosse a produção de um show só para publicar na Internet ou distribuir DVDs para possíveis clientes. Primeiro: seu cliente provavelmente não tem mais tempo para assistir seja lá o que for institucional em DVD. Eu não tenho paciência de ligar um DVD para ver propaganda.

Segundo, vídeos maiores do que 5 minutos provavelmente serão vistos só no início. E se o palestrante gastou um minuto no início só para sua abertura estonteante, cheia de firulas e fogos de artifícios, é um minuto que perdeu de tempo para o cliente e deixou de dizer o que importa.

E o que importa? Não falar de si mesmo. Isso mesmo, se você for o maior palestrante do mundo, deixe que as pessoas tirem essa conclusão, não queira enfiar isso goela abaixo.

O melhor processo de venda não é aquele em que você diz: "Sua empresa vai reduzir custos porque nosso sistema é mais rápido". O melhor processo de venda é aquele em que você pergunta: "Como você acha que nosso sistema pode impactar os custos de sua empresa por ele ser mais rápido?". É quem compra que deve concluir que irá reduzir os custos, não quem vende.

Mais uma coisa: se você ficar falando de si, ninguém vai querer passar seu vídeo para frente (lembre-se, estamos falando da Internet como rede social, não como mídia). Mas se você falar de algo que interessa o espectador comum, ele vai pulverizar seu vídeo nas redes sociais até cair nas mãos de um possível cliente.

Seu vídeo deve agregar valor à vida de quem assiste, portanto dê conteúdo de valor. E preocupe-se em atingir os jovens, que são os que mais divulgam. Dê a eles algo que seja interessante PARA ELES, e sua marca chegará a seus pais, que eventualmente serão os gerentes e diretores que irão contratar suas palestras.

Nenhum comentário:

Postagens populares