Pesquisar este blog

22/12/2013

Recompensa de palestrante

Se o trabalho de palestrante pode ser feito visando lucro, há coisas que são feitas por prazer e mesmo assim acabam nos recompensando com a sensação de realização profissional. É o caso da TV Barbante que criei em 2006, poucos meses depois de o Youtube ter sido lançado. Na época era algo tão inédito que acabei sendo entrevistado pelo Jornal O Estado de São Paulo e minha TV Barbante ganhou o destaque de 1/4 de página.





Na TV Barbante faço o que sempre fiz: ensinar por prazer. Já recebi admoestações de profissionais que acham errado dar de graça o que pode vender, principalmente quando você trabalha como consultor e o seu produto é o conhecimento. Não penso assim, e é esta também a razão de ter criado o blog "Quero ser palestrante", onde dou dicas para que outros possam ser tão bem sucedidos quanto eu tenho sido nesta profissão. Para alguns isto é "entregar o ouro ao bandido". Para mim é prazer.

Às vezes recebo mensagem de ex-alunos agradecendo pelo que aprenderam e contando do sucesso em suas carreiras. Quem é professor sabe o prazer e o sentimento de recompensa que isso dá, principalmente em um país onde o educador é tão pouco recompensado financeiramente.

Minha atuação na Web tem duas frentes: a profissional e a pessoal. Na profissional procuro ajudar estudantes e profissionais em suas carreiras com textos e vídeos grátis. A outra frente onde atuo nas horas vagas é a do evangelho, também de graça, compartilhando o que tenho aprendido da Bíblia em sites como "O Evangelho em 3 minutos" e "O que respondi". Sinto-me mal quando alguém me elogia neste trabalho. Afinal, se faço com os recursos e dons que vêm de Deus, é a Ele que toda a gratidão e louvor deveriam ser dirigidos, não a mim.

Já na área profissional não tenho qualquer problema em receber o reconhecimento de pessoas que foram ajudadas por meu trabalho. É por isso que compartilho a mensagem que recebi de um espectador da TV Barbante que conta como meus vídeos o ajudaram a impulsionar sua carreira. É óbvio que se ele não tivesse vontade e talento não teria sabido como aproveitar o conhecimento que recebeu. Ele escreve:

"Hoje, em conversa com minha esposa, lembrei que estou fazendo a mesma coisa de um grande ídolo desconhecido quando fazia seus videos no youtube, algo inédito na época. Aquele fundo preto, valorizando apenas o rosto e a mensagem, passava ensinamentos e conhecimento que na época não eram de tão fácil acesso. Aprendi ali técnicas de oratória, liderança, comportamento, perfil e tantos outros.

"Assisti a todos os seus videos e na época era estagiário de uma empresa terceirizada de help-desk para uma grande empresa. Hoje me tornei gerente, com mais de 600 funcionários colaboradores e responsável por todo abastecimento de uma grande marca de bebidas em dois estados.

"Hoje, como gerente, consultor e palestrante, tenho muito a lhe agradecer! Sempre indico seus videos para meus alunos e seguidores. Precisamos viver mais a justiça do reconhecimento. Mesmo sem ter tido o prazer de lhe conhecer pessoalmente (o que ainda desejo) preciso lhe parabenizar e agradecer por ter me ajudado.

"Acho que poucos sabem que você foi o pioneiro nos vídeos de graça para quem bem quiser aprender e a evoluir. Hoje faço videos totalmente grátis pela internet e fico feliz quando consigo ajudar os meus seguidores. Nem todo mundo tem familiares ou amigos que entendem da vida corporativa, o que acaba atrapalhando o crescimento profissional de vários profissionais ou alunos.

"Obrigado!! Se hoje posso oferecer os recursos necessários para minha família é porque consegui crescer profissionalmente, consegui sair da periferia para um crescimento como executivo. Mais importante, quando saímos da periferia o importante não é o que conquistamos e sim o legado e a esperança que deixamos para quem lá vive!" - Edson Xavier

Nenhum comentário:

Postagens populares