Pesquisar este blog

10/05/2014

A mae do palestrante

Uma coisa que nunca deixei de valorizar foram os conselhos de meus pais, em especial de minha mãe, ótima negociadora, oradora e empreendedora. Tão boa que, quando eu já não estava mais na idade de levar uma chineladas, ela adotou um método teatral para quando eu me recusasse a estuda. Ela ajoelhava na minha frente e implorava para que eu estudasse para ser alguém na vida, fingindo que iria chorar. Eu sabia que era tudo encenação, mas não me sentia bem vendo minha mãe ajoelhada bem ali aos meus pés, e assim prometia logo que iria fazer a lição só para encerrar o teatro. Acho que a parte teatral de minha performance de palestrante eu herdei dela.

03/05/2014

O palestrante e a felicidade

Fui contratado por um cliente que pediu uma palestra com o título "Felicidade: o que é e como obtê-la". Confesso que a princípio fiquei sem saber como apresentar um tema assim, pois minhas palestras, apesar de divertidas e bem humoradas, não são no estilo motivacional oba-oba, com bexigas voando e gente se abraçando. Meu estilo está mais para a narrativa e stand up, um contador de histórias sempre fazendo analogias divertidas para os conceitos apresentados.

02/05/2014

O quarto "P" do mix de marketing do Palestrante

Na pré-escola do marketing aprendemos que o "mix de marketing", ou pontos principais que a empresa precisa trabalhar, é formado basicamente por "4 Ps". Evidentemente essa ideia é uma simplificação de algo muito mais complexo, mas serve como ponto de partida para qualquer planejamento de marketing, seja de uma empresa ou profissional autônomo, como costuma ser o palestrante. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Postagens populares