Pesquisar este blog

17/03/2007

Quanto cobrar?

Não existe um preço fixo para palestras, mesmo porque não há duas palestras exatamente iguais. Posso dar um treinamento in company de várias horas, uma consultoria para grupo para empresários, ou uma palestra de uma hora. O evento pode exigir que eu fique dois ou três dias fora, ou pode ser em minha cidade. O cliente pode ser uma empresa, com pouco potencial de repercussão, ou um evento nacional ou internacional, onde a projeção de meu nome paga parte dos custos. Tudo isso pode influenciar no preço que você irá cobrar.

Obviamente pesa muito o aspecto fama ou nome no mercado. A data também pode ser importante na hora de se estipular um preço. Se o cliente liga hoje para uma palestra muito simples que precisa ser feita amanhã, e você não tem compromisso, pode ser interessante fechar por um preço menor. Afinal, amanhã sua agenda está livre e você não estará perdendo nada. Porém, se existe para a mesma data uma outra proposta em fase de aprovação, se fechar a um preço baixo com um cliente poderá depois se arrepender de perder o outro.

É por este motivo que palestras de cortesia devem ser muito bem pensadas. Você pode se comprometer com uma data para falar em uma escola, por exemplo, recebendo apenas um valor mínimo ou nenhum valor, e logo depois um cliente ligar querendo aquela data. Eu mesmo já tive um problema assim há alguns anos. Depois de me comprometer a falar para o público de um evento que me traria grande exposição (era uma empresa de mídia), recebi uma solicitação de 4 semanas de palestras por uma multinacional.

O problema era que aquela data estava bem no meio do período e eles queriam as quatro semanas ou nada. Fui obrigado a correr atrás de outro palestrante para me substituir no evento de cortesia para não perder uma receita importantíssima para meu negócio.

Fique ciente que serviços não são vendidos como feijão, a granel, por peso, etc. Cada caso é um caso e, como você é um só, não há como aumentar a produção, pois é impossível você estar em dois lugares ao mesmo tempo. Então o que determina o preço é, principalmente, a demanda. Palestrantes mais requisitados cobram mais, menos requisitados cobram menos.

Isso, obviamente, faz com que aqueles que são mais requisitados sejam mais requisitados ainda, se forem bons, pois a cada palestra ele terá algumas centenas de novos divulgadores de seu trabalho. Aí caberá a você identificar se "vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais".

9 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Mário: Gostaria que desse uma faixa de valores aceitas pelo mercado para palestrantes não-profissionais que tenham uma competência técnica específica e recebam um convite para palestrar com a solicitação de informar o preço para o seu serviço da palestrante. Pode ser por hora, por período ou outro critério. O importante é a referência de preço.
Agradeço sua dica.
ccunha@uninet.com.br

Oubí Inaê Kibuko disse...

Salve.

Faço também a mesma solicitação, tendo em vista que recebi convite para o segundo semestre e não tenho noções de valores para este tipo de serviço. O tema da palestra é Marketing Social no Terceiro Setor.

Aguardando resposta, grato pela atenção.

Oubí

Mario Persona disse...

Para atender às perguntas, vou acrescentar alguns links e comentários no corpo do texto.

Anônimo disse...

Belo site, belo trabalho. Um verdadeiro curso GRÁTIS para palestrantes. Com a internet, só não busca conhecimento quem não quer. Parabéns ao site!!!

Lucas Stos disse...

Gostaria de lhe parabenizar pelo Blog! Excelente conteúdo! Estas dicas são muito valiosas! Estou iniciando na área de palestrante, e o seu blog irá me ajudar muito! Agradeço... Você é sensacional!!!

Anônimo disse...

Olá Sr.Mário,
Estou pensando seriamente em fazer um Home Office e acredito que me aprofundar na área de palestras é bem interessante. Gostaria de saber por ex: preciso ser formada em que ? E que cursos posso fazer para melhorar meus conhecimentos, já que sou leiga no assunto. Hoje curso o 3º período em Pedagogia. Grata, Ana.

Jackson disse...

Olá Mário,

Estou no dilema de quanto cobrar por 2 palestras que estou negociando para uma universidade. Como minha experiência anterior foi palestrar num evento grande na cidade onde moro, acabei por não cobrar para que pudesse divulgar meu nome.

Nesta negociação com a universidade estou levando em conta: pagto de todas as despesas (tenho que viajar cerca de 400km + hospedagem + alimentação) + qtd de horas que ficarei fora de minha empresa vezes um valor/hora X.

Sei que vc comentou que não há algo pré-fixado e que cada palestra é única, mas por sua experiência, será que estou no caminho certo neste caso?

Grande abraço e parabéns pelos ótimos conteúdos.

Unknown disse...

Prezado Mário: Gostaria que desse uma faixa de valores aceitas pelo mercado para palestrantes não-profissionais que tenham uma competência técnica específica e recebam um convite para palestrar com a solicitação de informar o preço para o seu serviço da palestrante. Pode ser por hora, por período ou outro critério. O importante é a referência de preço.
Agradeço sua dica.
CINTIA BARBOSA
cintia.adm22@gmail.com

Unknown disse...

Prezado Mário,
Gostaria que desse uma faixa de valores aceitas pelo mercado para palestrantes não-profissionais que tenham uma competência técnica específica e recebam um convite para palestrar com a solicitação de informar o preço para o seu serviço de palestrante. Pode ser por hora, por período ou outro critério. O importante é a referência de preço.
Agradeço sua dica.
vanilsonddg@hotmail.com

Postagens populares