Pesquisar este blog

19/05/2011

O palestrante curto

Palestrante curto? Como assim? Bem, não é curto como café, pequeno, e nem uma versão caipira de cultura. Palestrante curto é palestrante sucinto? Xi! Piorou? Peça ajuda aos universitários...


Palestrante não deve ser prolixo. Não, não estou falando agora de palestrantes descartáveis ou recicláveis. Estou falando de quem fala demais e de forma rebuscada, como parece que já estou fazendo só de precisar explicar tanto algo que deveria ter sido simples.

Conversando com um amigo que é advogado da velha guarda, comentei que gostava dos filmes norte-americanos de tribunais. Gosto de seguir o raciocínio dos advogados. Comentei também de como a "commom law" de lá parecia mais eficiente do que o direito romano daqui.

Ele retrucou que o direito aqui é mais bonito por ser torto. Acho que tem até um ditado que diz que os advogados escrevem torto por linhas sinuosas, não tem? Hmmm... acho que não. Segundo meu amigo, ao direito de lá faltaria a beleza e rebuscamento de um processo longo e floreado, repleto de frases em latim que para mim soam a grego.

Diante da sapiência revelada pelo amigo doutor, achei melhor encerrar a conversa dizendo apenas que era essa a razão de não existirem seriados e filmes brasileiros de tribunais. Um filme de uma ou duas horas de lá se transformaria em um longa metragem de duas décadas aqui.

A lição vale para o palestrante que fala, fala... e não diz nada ou diz muito pouco. Quem comunica precisa ser breve, ir direto ao ponto, e não ficar enchendo o silêncio de frases feitas. O silêncio deve estar cheio disso. Recentemente o TED lançou uma linha de livros breves, para serem lidos de uma sentada só, no banheiro ou não.

A ideia por detrás do projeto é que a maioria dos livros, se espremidos, dariam poucas páginas, tanto quanto uma boa palestra. Se muitos autores fossem escrever apenas o que querem dizer, não teríamos livrarias, mas apostilarias. Eu já aprendi mais em gibi do que em muito livro que tem por aí. Afinal, que vantagem o Mario (com a permissão da Maria) leva de ficar lendo páginas e mais páginas recheadas de tautologias? Ok, isto também o palestrante deve evitar: falar difícil.

Se quiser aprender a fazer palestras com pessoas que não são palestrantes profissionais, mas que servem muito mocotó em poucos minutos, visite http://www.ted.com/ e para ver o projeto dos livros curtos, cultos e à prova de tautologias visite http://blog.ted.com/2011/01/26/introducing-tedbooks/ Se você ainda parou na lição do "the book is on the table", há palestras legendadas em http://www.ted.com/translate/languages/por_br

Nenhum comentário:

Postagens populares