Pesquisar este blog

06/11/2007

Agências de palestrantes

Alguém perguntou sobre agências de palestrantes. Vejo que as agências tinham um papel mais importante há alguns anos porque eram praticamente o único canal de contato entre o cliente e o palestrante. Era mais fácil para a empresa contratante ligar para uma agência e escolher de uma lista de possibilidades do que ficar procurando palestrantes individualmente na lista telefônica.

Com a Internet as agências perderam boa parte dessa capacidade, pois hoje há palestrantes que são encontrados antes de uma agência, se você simplesemente buscar por "palestrante" no Google. Mas elas ainda são importantes pois podem dar referências, e muitos clientes preferem contratar via agência para não correr riscos.

As agências também têm um papel importante em eventos grandes, no qual participam vários palestrantes. A contratação de todos fica mais fácil quando feita por um único canal. Elas também cuidam de outros aspectos da intermediação, o que é útil também para o palestrante, que não precisa ficar cobrando do cliente reservas de vôos e hotéis, verificando quando serão os pagamentos etc.

Outro papel importante da agência para o palestrante é que existe a possibilidade de negociação com o agente, liberando o palestrante desse problema. Sim, pode ser um problema porque às vezes o cliente, com receio de pedir ao palestrante, que ele acha que é alguém muito importante, um desconto de dois reais, acaba às vezes procurando outro.

A porcentagem cobrada pelas agências varia, portanto não vou dar dicas disso aqui. Às vezes ela envia a proposta diretamente ao cliente, colocando o preço do palestrante mais os honorários da agência, às vezes ela pede que o próprio palestrante faça isso, e há casos em que a agência não inclui nada porque já tem a verba para o evento inteiro (locações, buffet, banda, som e luz etc.) e o palestrante é apenas um dos itens que ela está administrando. Em alguns casos a agência recebe do cliente e repassa para o palestrante, em outros o palestrante recebe do cliente e repassa os honorários do serviço da agência para ela.

Mais uma coisa: há quem pense que irá se tornar palestrante conhecido se estiver cadastrado em alguma agência. Não é assim que acontece. Pelo contrário, se você for desconhecido, na lista da agência será apenas mais um desconhecido ao lado de grandes nomes, o que pode até diminuir seu brilho. A agência não irá promover você, desconhecido, se isso representar um risco para ela por não conhecer seu trabalho. Por isso é preciso antes se tornar conhecido, e depois usar as agências como mais uma opção de exposição.

Como se tornar conhecido? Bem, o palestrante é como Tostines: vende mais porque é fresquinho e é fresquinho porque vende mais.

9 comentários:

José Marcondes Rodrigues da Silva disse...

Como se tornar conhecido? Bem, o palestrante é como Tostines: vende mais porque é fresquinho e é fresquinho porque vende mais.

Sem dúvida esta foi a maior verdade em linguagem popular que já li, perdendo apenas para uma grande empresa no Ceará cujo slogan é: "Onde um pneu é um pneu" e se funcionou para a Gerardo Bastos e para a Fabrica Fortaleza(Tostines), acredito que devo compiar a frescura do Tostines e a logica do pneu. "Onde um palestrante é um palstrante. Ou estado criativo esse Ceará!! Arre Egua!

Unknown disse...

Olá Mario, gostaria de saber onde achar essas agências de palestrantes, você poderia me ajudar?
Obrigada!
Julia

julia.duarte@repensecomunicacao.com.br

José Marcondes Rodrigues da Silva disse...

Cara Julia,

Se entendi bem, você busca "Agencia de Palestrantes", conhecido também como Banco de Palestrantes e/ou empresas que por meio da internet, empresas e associações vendem palestras e cadastram palestrantes, veja alguns link´s:

Arena (SP) http://www.arenabiz.com.br/
Focus (RJ) http://www.focusconsult.com.br/
In Company (SP) http://www.incompany.com.br/index.php
Integração (SP) http://www.integracao.com.br/
Palavra (SP) http://www.palavra.com/novo/
Palestrarte (SP) http://www.palestrarte.com.br/
Parlante (DF)
www.parlante.com.br/
http://www.palestrantes.org/
http://www.academiadopalestrante.com.br/

Espero que você encontre o que procura, boa sorte! Estou sempre as ordens e aberto a novos talentos e parcerias.

Sds

Unknown disse...

Caro Mario, gsotaria de saber se tem conhecimento de curso para formar palestrantes aqui em Fortaleza/ce e se tiver por favor me informar endereço!!

desde ja agradeço as informações!!

Att.,

Renato Silva

gilsontoo disse...

caro amigo , me chamo Gilson Cruz, ja dei varias palestras nos estados de ms, mt e ro mais nao sei como me cadastram em uma agencia , vc tem alguma dica ??

muito obrigado.. sucesso

Mario Persona disse...

Gilson, as agências gostam de trabalhar com pessoas conhecidas ou que possam comprovar que seu trabalho tem sido bem aceito. A quase totalidade do meu trabalho não vem por intermédio de agências, mas através de meu site, artigos, vídeos e do boca-a-boca que isso gera. Leva alguns anos para você construir isso, mas a menos que você esteja na TV e nos jornais com frequência, não vai conseguir muita coisa se não construir essa exposição.

Andre Nascimento disse...

"Eterno Aprendiz?" adorei seu jeito de ver a vida assim.Alias eu Devo ter muito pra ensina-lo e um milhao de coisas pra aprender contigo.tenho 22 anos moro em curitiba tbm fui professor de escola dominical e espero ser um palestrante tao bom quanto o Sr.
Minha Pergunta:
Como ter a oportunidade de tomar um café com MARIO PERSONA em minha cidade?

Anônimo disse...

Ola Mario como encontro agencias de palestrantes como me tornar uma palestrante?me ajuda pode ser?

Prescila Alves Pereira disse...

Olá Mario: venho buscando alcançar esse objetivo "ser uma palestrante conhecida", tenho dado palestras, mas ainda não sou conhecida. Tenho escrito artigos em jornais, ainda não estou na TV...rsrsrsrs, mas chego lá. Se você tiver alguma dica pra mim, por favor, me repasse que ficarei agradecida. Gostei muito do seu Blog e vou acompanhá-lo. Dê uma passadinha no meu: www.prescila-criatividade.blogspot.com

Postagens populares