Pesquisar este blog

25/09/2009

Dicas para o palestrante lançar um livro

Encontrei um texto muito bom com dias para o palestrante lançar seu livro. É claro que antes o palestrante precisa escrever o livro e publicá-lo, ou não terá nada para lançar. Para publicar seu livro a primeira opção é fazê-lo por meio de uma editora com grande capilaridade de distribuição em livrarias. Mas este é também o caminho mais longo e desgastante.

Por isso a alternativa para o palestrante-autor é a auto-publicação por meio de editoras e gráficas pagas: você paga e eles imprimem seu livro. Algumas podem até distribuir seu livro para algumas livrarias, mas a maioria se limita a imprimir os livros e você se encarrega de vendê-los, uma tarefa nada fácil.

A outra opção, que já tratei neste blog, é usar serviços de impressão sob demanda, sem custo, como Clube de Autores (Brasil), Lulu.com (EUA) e CreateSpace.com (EUA). E é do Clube de Autores o texto que reproduzo, com dicas de como fazer o lançamento de seu livro:

5 dicas para organizar o seu evento de lançamento

Para novos autores, o evento de lançamento é um dos momentos mais importantes de suas carreiras. Lá consegue-se reunir amigos e leitores em potencial em torno da sua obra, dando uma espécie de ignição nas vendas.

Quem nos acompanha aqui sabe que temos apostado bastante em lançamentos virtuais - que, de fato, apresentam resultados interessantes (principalmente, claro, quando bem divulgados). Isso sem falar no benefício de ser algo completamente gratuito e acessível - o que sempre ajuda.

Mas nada se iguala a um lançamento físico, rico tanto em pompa quanto em resultados.

A grande questão é: até que ponto vale a pena investir em um local para lançar o seu livro?

A boa notícia é que nem sempre isso é necessário. Aliás, dependendo da habilidade de negociação do autor, isso quase sempre pode sair de graça. Como? Compilamos algumas sugestões com base em eventos feitos por autores daqui do Clube. Confira abaixo:

1) Todas as grandes cidades tem algum tipo de centro cultural, por vezes funcionando com verbas públicas e destinado à divulgação da cultura. Uma rápida busca no Google (ou mesmo ligação para os canais corretos na prefeitura ou secretaria da cultura/ educação) certamente gerará uma lista, mesmo que pequena, de opções. Basta ligar para os locais e negociar o evento que, em grande parte, pode sair gratuito.

2) Cafés e restaurantes. Locais como esses vivem de fluxo de gente - de clientes que consomem e que deixam nos caixas dos estabelecimentos os seus sustentos. E um evento de lançamento de livros trará exatamente isso: gente. Assim, localize alguns desses locais e negocie com os seus proprietários. É possível que você não consiga bancar o coquetel em si para os seus convidados - mas não há nenhum pecado em fazer cada um pagar pelo que consumir.

3) Livrarias. Essas também vivem de gente - claro. Afinal, enquanto os seus convidados estiverem circulando e conversando com amigos no seu evento, eles também estarão olhando (e, possivelmente, comprando) outros títulos. Boa parte das livrarias não cobra nada pelo evento de lançamento - e ainda banca o coquetel. Da mesma forma que com bares, cabe a você escolher algumas livrarias, ligar e neociar o evento em si.

4) Eventos do setor. Aplicável principalmente (mas não exclusivamente) para livros mais técnicos, você pode negociar com a organização de eventos a realização de seu lançamento lá. Se o livro tiver a ver com o tema, o evento em si sairá ganhando, pois aumentará o fluxo de pessoas e ainda poderá sair como apoiador da sua obra.

5) Em sua própria casa. É fato que um lançamento em sua casa provavelmente se restringirá ao seu círculo de amigos. Todavia, essa reunião continua sendo caracterizada como um evento e será uma forma de começar a espalhar pelos quatro cantos que você está lançando um livro seu. Esses pequenos encontros, simples e baratos de organizar, podem ser o pontapé inicial na sua carreira de escritor.

Organizar um evento de lançamento pede a criatividade para se conseguir economizar e, ao mesmo tempo, alcançar resultados positivos. Mas se você já teve a criatividade suficiente para escrever um livro, isso certamente não será um problema!

2 comentários:

lorenzo busato disse...

excelentes dicas, um dia um palestrante de nível nacional me deu três dicas para o sucesso neste ramo:
1 - escreva;
2 - escreva;
3 - ESCREVA!

Sem conteúdo de nada adianta querer ser conhecido, com conteúdo e ninguém fica sabendo, mesma coisa.

abs.
lorenzo busato

Sonia Tavares disse...

Parabéns!!
Que seu conhecimento possa iluminar seus seguidores...
Abraço

Postagens populares