Pesquisar este blog

27/07/2010

Palestrante com conteudo

Neste exemplo três palavras apenas: "Dinheiro", "Prazer" e "Prestígio". Na verdade estas palavras podem ser utilizadas para explicar um montão, desde que você tenha informação.


Seu público não sai de casa para ouvir um palestrante repetir o que todo mundo leu no jornal, ver um vídeo que todo mundo viu no Youtube ou escutar uma leitura de texto na tela. Se você é palestrante, é porque tem conteúdo, tem algo relevante para dizer ou pelo menos uma forma relevante de transmitir informação.

Palestra de Vendas, Palestra de Marketing Pessoal, Palestra Motivacional, Palestra de Atitude, Palestra de Comportamento, Palestra de Ambiente Organizacional, Palestra de... Um slide assim serve para muita coisa.

De repente você vê um slide meu como este abaixo e fica sem entender. Eu não tinha dito que o palestrante deve evitar muito texto. Sim, eu disse e continuo dizendo. O que faço com uma tela como esta? Eu uso para causar impacto. As palavras na tela não são para ser lidas, mas simplesmente para mostrar como é grande o número de emoções positivas e negativas que nos influenciam todos os dias. Em uma tela assim eu vou chamar a atenção para a importância das emoções, porque somos guiados por elas, e talvez leia umas três ou quatro de cada coluna.

Quando o palestrante quer causar impacto, uma boa técnica é entrar na frente da luz do projetor, embora isso seja contra indicado nos cursos de apresentação em PPT. Bem, esses cursos geralmente são os mesmos que ensinam você a usar as plumas e paetês do PowerPoint, com seus bonequinhos sem graça (como aquele subindo uma escada feita com um gráfico ou o que tem uma lâmpada na cabeça e está com o dedinho levantadinho). Quer ser palestrante? Então fuja do convencional, mas não para o complexo, e sim para o simples. Menos é mais.

Palestra Motivacional, Palestra de Atendimento ao Cliente, Palestra de Vendas, Palestra de Clima Organizacional, Palestra de Liderança... muitas possibilidades.

Vem mais por aí, ainda sobre o uso de Power Point...

Nenhum comentário:

Postagens populares