Pesquisar este blog

21/12/2011

Dicas para o Medico Palestrante - Como falar em publico

Como o médico deve se comportar na hora de falar? - O médico deve se apresentar consciente de que seu conteúdo é o mais importante, mas a forma também pode ajudar ou atrapalhar na compreensão da mensagem. Por isso ele deve analisar muito bem sua audiência antes de preparar sua mensagem. Se ela for formada por pessoas leigas, ele tem a obrigação de ser um tradutor. Os termos e expressões de sua profissão, que podem ser banais entre médicos, acabam se transformando numa língua alienígena para os não-iniciados.




Alguns acreditam que manter os termos científicos cria uma aura de respeitabilidade e distinção. Bem, se ele está tão preocupado assim com sua imagem ao ponto de estar disposto a comprometer o entendimento de sua mensagem, então seu foco não está na audiência e em suas necessidades, mas em si mesmo. Este é um erro comum e demonstra insegurança e necessidade de auto-afirmação.

Falar em público não é muito diferente de vender um produto. Temos uma clientela e devemos nos desdobrar para entendê-la, descobrir seus desejos e expectativas, e traduzir nosso produto, no caso a mensagem, da melhor maneira para que todos saiam satisfeitos.

O que fazer quando se tem medo de falar em público? - Mario Persona - O medo não deve ser eliminado, mas administrado para se transformar em aliado. O orador deve aprender a transformar a adrenalina liberada pelo medo em energia para sua comunicação. Uma pessoa com medo pode superar desafios, como acontece nas Olimpíadas. Os atletas se superam quando existe pressão, e não é diferente na atividade de falar em público.

O médico deve ter em mente que sua atividade principal não é falar em público, isto é, ele não precisa ser um grande orador ou palestrante. Ele precisa ser muito bom naquilo que faz, no exercício de sua profissão, mas não deve se preocupar em ser um exímio palestrante, porque não é sua área e nem sua responsabilidade. Conscientizar-se disso pode ajudar bastante a eliminar uma cobrança excessiva de si mesmo na hora de falar, reduzindo o estresse e gerando melhores resultados.

O que mais atrapalha quem fala em público é o medo de se expor, de achar que as pessoas estão reparando naquele fio de cabelo fora do lugar, no gaguejar ou nas mãos trêmulas. Quem fala tem uma percepção muito maior desses detalhes do que o público, que está prestando atenção na mensagem. A mensagem, esta sim, é o recheio de uma apresentação e deve ser interessante o suficiente para atrair e cativar a audiência.

Uma boa técnica para se eliminar o medo é não começar logo com o assunto, mas criar um preâmbulo para falar de si mesmo, de sua família, de seu time de futebol e outras amenidades. Essa técnica reduz a tensão do orador e também permite que o público o veja como um ser humano e passe a relevar suas falhas.

Além disso, começar falando daquilo que você está acostumado a falar, daquilo que é capaz de falar até dormindo, evita aquele branco na memória que é o pavor de todo orador. É muito mais tranqüilo falar sem gaguejar de um assunto corriqueiro. Depois desse aquecimento fica fácil fazer a transição para o assunto da palestra.

Trecho de entrevista de Mario Persona à Revista Medical

Nenhum comentário:

Postagens populares