Pesquisar este blog

30/08/2013

Apagao de palestrante

Não é só a rede elétrica que sofre apagão. Palestrante também pode ser apagado de sua exposição ou ficar sem acesso aos clientes. Uma vez aconteceu com meu site, que por ser antigo, usava as primeiras técnicas para criar visibilidade e notoriedade nos velhos sites de busca. Quando o Google proibiu aquelas técnicas o sistema deles bloqueou meu site por detectar nele excesso de palavras-chave e coisas do tipo. Recebi um aviso do Google e corri corrigir todas as páginas.



Mas enquanto durou o bloqueio (sim, eles bloqueiam seu site e ele não aparece mais nas pequisas) o número de contatos de clientes caiu assustadoramente e isso era possível de constatar não só pelos gráficos de page-views como principalmente pela receita. Na época escrevi uma crônica sobre o assunto e depois gravei um vídeo, que você poderá ler neste link ou assistir no final desta página.

O problema foi corrigido, o bloqueio desfeito e em pouco tempo eu estava de volta aos primeiros lugares de busca. Mas isto durou até o ano passado, quando o Google adotou de mascote um ursinho perverso e mascarado, o "Google Panda". Ele vigia os sites de um modo que nem imagino e altera o bom posicionamento de sites como o meu, que hoje ocupa um banco no fim da fila. Antigamente meu site profissional recebia cerca de 50 mil page-views por mês. Agora o número de visitas é irrisório e felizmente tenho outros sites e blogs que ajudam a manter minha marca no ar e fazer meu  nome lembrado. E um dos grandes vendedores de palestras para mim tem sido a TV Barbante no Youtube.

Como desgraça pouca é bobagem, no final do ano passado o número de emails gerado pelos formulários do site também caiu muito. A princípio achei que fosse a crise, as mudanças na política monetária, a dificuldade das empresas etc. Mas aí comecei a receber telefonemas de clientes que diziam ter enviado pedido de proposta pelo formulário do site e eu não respondi. A questão é que eu não recebia esses emails e quando eu mesmo testava o formulário de contato ele funcionava perfeitamente e eu recebia a mensagem.

Então procurei ir a fundo na questão e pedi para alguns amigos fazerem o teste, descobrindo que o formulário não filtrava meus testes, mas filtrava os de outros. Mais pesquisa e encontrei uma informação de que o provedor que utilizo havia mudado as regras de criação de formulários e acrescentado uma linha de código que nos meus formulários não existia. Sem essa linha a maioria dos formulários preenchidos era vista como spam pelo sistema e bloqueados no provedor. Corrigi a falha e os emails voltaram a chegar com pedidos de proposta.

Mas não pense que este filme de terror termina aqui. Como dizem aqueles comerciais de facas que cortam meias ou de meias que não desfiam nem a faca, mesmo que o seu site de palestrante seja visitado e o formulário funcione perfeitamente, e você receba muitos pedidos de proposta, o gargalho pode estar no retorno. Por isso é importante sempre ligar algum tempo depois de enviar a proposta para verificar se o cliente recebeu. Muitas empresas configuram suas redes para não permitirem o recebimento de anexos e você pode ficar esperando à toa um retorno do cliente enquanto ele ainda está esperando receber sua proposta.

E como se não bastassem os bloqueios de anexos e até de IPs de provedores, hoje descobri mais uma: bloqueio de emails por filtragem das palavras no texto. Para mim esta foi nova. Algumas empresas eu sei ou descubro que não recebem anexos e por isso volto a enviar a proposta, não como um anexo, mas como um link do Dropbox para a própria pessoa baixar (se ainda não usa Dropbox é bom começar a usar, até como backup automático).

Foi assim com esta empresa. Enviei a proposta normal como anexo e, como não receberam, reenviei a partir de meu endereço do Gmail, pois podia ser que o IP de meu provedor estivesse em alguma "lista negra" que o administrador de rede deles utiliza. Nada. Voltei a enviar a partir dos dois endereços, o de meu domínio e do provedor, agora sem anexos e apenas com o link para baixar a proposta. Neca. Quando enviei um simples e-mail de teste apenas para confirmar o recebimento ele avisou que recebeu. Então reenviei a proposta em um e-mail com o corpo da mensagem em branco e ele recebeu os anexos sem problemas.

O mais provável é que seu administrador de redes tenha colocado um bloqueio de determinadas palavras que considera spam ou vírus, e o texto de minha mensagem devia conter alguma delas. Empresas que fazem esses bloqueios costumam perder clientes que tentam entrar em contato, principalmente se o e-mail do cliente tiver palavras compostas com as letras "sex", como Essex, unisex, sexagenário, sextuplos, sexteto, sextante, sexto etc. Neste link você encontra uma lista de palavras e frases que costumam ser bloqueadas em redes corporativas.



Nenhum comentário:

Postagens populares