Pesquisar este blog

15/12/2008

Contratos para palestras e treinamentos

Na grande maioria dos serviços que presto, não é feito um contrato para palestras ou treinamentos, já que trabalho mais com empresas grandes. Minha proposta de palestra, workshop ou treinamento já traz as condições, e geralmente as grandes empresas não costumam pagar o palestrante antecipado ou pagar um sinal para reservar a data da palestra.

Nos outros casos o palestrante pode fazer um contrato, porque, ao contrário das grandes empresas, há casos em que o promotor do evento não tem a verba garantida. É muito comum ocorrer isso em eventos promovidos com venda de ingressos, no qual existe algum risco para o promotor de não conseguir cobrir todos os custos com suas vendas. Aí é melhor pedir um adiantamento a título de garantia da data e redigir um contrato.

Até hoje só deixei de receber de um cliente, e mesmo assim 70% do valor. Falhei em me garantir, já que se tratava de um diretório acadêmico de uma faculdade. Depois do evento creio que não apenas o cachê meu, mas o dos outros palestrantes acabaram sendo bebidos pelos estudantes em algum boteco.

O contrato de palestrante pode seguir um contrato normal de prestação de serviços. Alguns clientes às vezes estipulam uma multa para o caso do não comparecimento, por isso é bom ficar de olho para que a multa seja de porcentagem sobre o preço da palestra e não sobre o custo do evento, como já conteceu de um cliente solicitar. Como nunca sabemos quanto custará o evento (vai que o cliente contrata também um show da Madonna!) é bom você ficar de olho aberto.

Algumas informações que vão em minha proposta:

  • Hospedagem: Por conta do cliente, quando necessário.
  • Despesas de viagem: Por conta do cliente para eventos a mais de 150 km de São Paulo. Para viagens aéreas, dar preferência para partidas e chegadas no Aeroporto de Viracopos, Campinas, SP. A data e horário do evento podem exigir que a chegada e/ou partida seja(m) um dia antes e/ou após o evento.
  • Forma de pagamento: Depósito, transferência bancária ou boleto.
  • Organização do evento: Por conta do cliente, bem como a divulgação, segurança, serviços, pessoas e equipamentos contratados pelo cliente.
  • Sala ou auditório compatível com o número de participantes.
  • Equipamento de projeção (datashow ou projetor multimídia), para conectar ao notebook do palestrante e tela ou superfície de projeção.
  • Microfone sem fio e amplificação para audiência com + de 40 pessoas.
  • Contingência: Microfone reserva, lâmpada sobressalente p/ projetor, pilhas p/ microfones.
  • Apenas para Treinamentos: Amplificação do som do notebook (cabo P2), Flip-Chart, marcadores, canetas e papel.
  • Livros: o consultor é autor de 6 livros, porém não comercializa livros em eventos.
  • Preferência: No caso de mais de uma solicitação na mesma data, a preferência é dada ao cliente que efetuar o depósito do adiantamento. O consultor se reserva o direito de não participar de eventos políticos ou promovidos por organizações religiosas, além de empresas do segmento de tabaco, armas e munições.
  • Cancelamento: Se efetuado pelo cliente em prazo inferior a 30 dias da realização do evento, será cobrado 10% da remuneração total a título de ressarcimento dos custos de reserva e preparação da apresentação. No caso de cancelamento pelo consultor por motivo de força maior, os valores pagos serão devolvidos integralmente.

10 comentários:

Unknown disse...

acabei de me formar em gestão de marketing, mais ja vou começar com eventos. contratar palestrante não é nada facil. gostaria que me mandasse por email um modelo de contrato, e quando custa uma palestra ..
rosemarcos@hotmail.com

Giancarlo disse...

Olá Mário Persona!
Suas publicações online são de extrema importância. Parabéns!Também gostaria de, se possível, receber um modelo de contrato.
Penso em entrar na área desses tipos de eventos. O que eu sei até o momento é que não é nada fácil, principalmente a garantia de público (eventos abertos), vendagem.
Um grande abraço!
falecomgian@yahoo.com.br

Thyago & Marcele disse...

Bom dia Mario Persona !
estou com uma empresa de treinamnetos e palestras
e queria montar um contrato exclusivo de um ano com alguns palestrantes famosos...você teria como mandar um modelo de contrato ???
esse é meu email

avozqueclamanaweb@hotmail.com

Antonio Jorge disse...

Boa tarde, sua públicações está contribuindo muito com meu aprendizado, atualmente estou desenvolvendo treinamento e palestras, geralmente não fecho contrato com os clientes. Tem como enviar um modelo? E-mail: treinamentoempre@gmail.com

Unknown disse...

Olá boa tarde!

Prezado,

Gostaria se possível enviar para meu e-mail um modelo de contrato.

Gostei muito da sua colaboração - Parabéns.
pachecomariobr@gmail.com

Rubens.

Fernando Reis disse...

Boa Tarde..

Me chamo Fernando e sou de São vicente, estou me formando em Logística e seu direcionamento em se a segurar que tudo de certo é espetacular , poderia enviar um modelo desse contrato pois vejo que tem muito conhecimento técnico

Unknown disse...

Olá, obrigada pelas dicas. Se possível, gostaria de receber um modelo adequado para contrato de palestrante. Muito obrigada e sucesso!
adrysnogueira@gmail.com

Unknown disse...

Oi Mario, tudo bem?? Obrigado pelas dicas. Eu estou iniciando a carreira de palestras agora, e para iniciar, pretendo promover alguns eventos gratuitos para criar nome é testemunhos. Você tem algum modelo desse tipo de proposta gratuita para me passar?? Jonatha.contador@live.com

Unknown disse...

Boa noite!!
Vou aproveitar os ganchos dos colegas..Se possivél,também gostaria de receber um modelo de contrato,por gentileza.
nelmavianna2@gmail.com

Unknown disse...

Oi, boa noite! Estou para terminar o curso de eventos e gostei muito das suas dicas! Gostaria muito de receber o modelo de contrato !
Desde já agradeço.
Sacharamosc@gmail.com

Postagens populares