Pesquisar este blog

26/04/2011

Como ser palestrante

Às vezes recebo emails de pessoas querendo trabalhar em "home-office". Logo percebo que elas têm uma ideia equivocada, achando que "home-office" seja uma profissão.


Explico que um vendedor pode vender de casa em casa, na feira, na loja, do escritório ou de sua casa, porque sua profissão é vender. O valor está no produto ou serviço que vende, e não no lugar onde vende. Ninguém procuraria por alguém trabalhando em "home-office" sem especificar o tipo de serviço: tradução, revisão de textos, montagem de bijuterias, costura, vendas etc.

Assim também é o palestrante. Ninguém contrata um palestrante por ser palestrante, mas pelo conteúdo ou tema que ele é capaz de apresentar. Enquanto alguém pode contratar um locutor, orador ou mestre de cerimônias por sua capacidade de comunicação, já que o conteúdo será fornecido pelo cliente, o palestrante é contratado principalmente por seu conteúdo e pela capacidade de traduzi-lo para o público.

Então não basta querer se tornar palestrante fazendo um curso para palestrantes se você não tiver o que "palestrar". A grande maioria dos palestrantes é formada por profissionais que obtiveram alguma bagagem em sua área de atuação e têm condições de compartilhar isso de modo a criar valor para quem compra essa bagagem. Mas nem sempre ter um bolo de conhecimento é suficiente. É preciso adorná-lo com algum glacê e, principalmente, fazer o mundo saber que você tem esse bolo e que ele é apetitoso.Ter exposição é vital nessa profissão.

Alguém poderá argumentar que isso não vale para palestras técnicas, mas é sempre melhor assistir uma palestra técnica feita por alguém com uma boa oratória, do que por alguém lendo um texto no palco, sem pontos nem vírgulas. Um economista pode ter muito conteúdo, mas sua palestra poderá parecer sânscrito quando comparada a uma palestra de Joelmir Beting, que não é economista, mas jornalista.

Com tudo isso, como pode um jovem aspirante a palestrante iniciar sua carreira? Se ele não for o inventor do motor movido a nada, um caminho é obter experiência, o que exige alguns anos de estudo e outros tantos de batente. Outro caminho é o do entretenimento. Então as pessoas não irão contratá-lo por causa de sua bagagem, mas pela diversão que traz. Mesmo assim não é sem suar a camisa que você se torna um bom humorista, mágico ou performer de alguma arte. Acho que já deu para perceber que sem esforço você não vai a lugar nenhum, né?

Uma vez eu tinha acabado de fazer uma palestra quando fui abordado por um jovem. O diálogo foi assim:

- Professor, o senhor sabe como eu faço para registrar os direitos autorais do título de meu livro?
- Que ótimo saber que você é escritor. Sobre o que é seu livro?
- Ainda não sei porque não escrevi, mas já escrevi o título e quero registrá-lo para ninguém copiar.

Um comentário:

Casal das Maravilhas disse...

Bem referente aos curiosos (como eu) não consegui entender,pois em outro site tive a resposta que bastava sim vc ter um bom conteúdo e saber usar a s palavras de modo que pudesse atingir a atenção do seu publico,dando bons conselhos exemplos de sua própria experiencia pois estudar sobre o assunto nos tornariam apenas consultores e não palestrantes.
Pode me esclarecer sobre o assunto?

Postagens populares