Pesquisar este blog

14/03/2009

Apresentacoes em palestras

Não vou ensinar aqui como o palestrante deve preparar sua apresentação em Power Point pois há muitos sites que falam disso. O palestrante deve ter bem claro em mente o tipo de suporte que pretende utilizar para sua palestra. Eu uso apenas uma apresentação em Power Point porque isso inclusive me ajuda a ordenar minhas ideias e mantém um começo, meio e fim para a palestra.

Há quem utilize outros recursos como vídeos, sons, luzes e buzinas, mas eu me limito ao Power Point sem som porque é este o meu estilo. Apenas em treinamentos prolongados eu uso breves trechos de filmes famosos para promover discussões entre os participantes do treinamento. No mais, minha palestra é sustentada mesmo no gogó. Lembre-se de que se você usar obras inteiras, como músicas ou filmes, terá de pagar direitos autorais pois deixará de ser apenas uma citação ou amostra da obra. Consulte o ECAD se pretende fazer palestras com fundo musical.

Sons e efeitos visuais numa apresentação em Power Point podiam ter algum impacto quando a tecnologia surgiu, mas agora o palestrante que utiliza recursos assim pode atrapalhar sua mensagem. Esqueça aqueles efeitos de letrinhas aparecendo ao som de máquina de escrever ou vão pensar que você é do tempo delas. Sons tipo abertura do Windows a cada slide que é trocado também cansam. Tente outra coisa para acordar seu público.

Minhas apresentações são basicamente slides com frases ou textos interessantes que servirão de base para o que vou falar. Palestrantes que colocam tudo o que falam na forma de textos nos slides podem mandar sua palestra por email para o público ao invés de tirá-los de casa para escutarem sua leitura monótona no auditório. Portanto, aprenda isso: a apresentação em Power Point não é o conteúdo de sua palestra, é apenas sua espinha dorsal, sua cola ou lembrete. Você não está ali para mostrar que sabe ler, mas para apresentar ideias que pareçam tiradas na hora do forno do cérebro, não textos copiados.


As imagens que uso são de minha autoria. Fui cartunista nos tempos de faculdade, portanto é fácil para mim criar bonecos que ilustrem a ideia principal de cada slide da palestra. Os personagens que desenho também ajudam a despertar interesse e criam uma uniformidade visual, já que todos têm o mesmo estilo. Se você decidir usar desenhos e fotos de bancos de imagens, veja se não precisa comprá-las antes. Não vá falar de ética nos negócios pirateando o trabalho de outros sem autorização.

Alguns palestrantes morrem de medo que sua apresentação em Power Point caia nas mãos do contratante ou do público. Levam seu próprio notebook ou exigem que o cliente apague a cópia usada durante a palestra, como se aquela coleção de slides com frases do Einstein e da Madre Teresa, enfeitadas com clip art do Windows, contivessem a fórmula da bomba atômica.

Eu não me importo nem um pouco que copiem minhas apresentações, porque não dá para fazer muita coisa sem o o palestrante que as criou. Além disso, minhas ilustrações têm um estilo tão peculiar que se outro palestrante tentar usá-las acabará fazendo propaganda minha. Portanto, não fique estressado se a sua apresentação "vazar" e for parar na Internet. Eu já vendi palestras justamente por isso.

Um comentário:

Lorena disse...

Ei Mario,
Parabéns pelo blog!
Sou professora do curso A Arte de Falar em Público e sempre preciso reforçar para os meus alunos essas informações que você postou.
Ainda existem aqueles que acreditam impressionar o público utilizando os já batidos (e alguns até irritantes) recursos do Power Point.
O mais complicado é convencê-los de que os slides devem conter tópicos e não o texto na íntegra.
Ao fazer uma apresentação, partimos do pressuposto de que a pessoa se preparou, portanto, não há necessidade de ler ao invés de dizer. Os tópicos servirão como um roteiro a ser seguido, organizando a sequência lógica da apresentação.

Postagens populares