Pesquisar este blog

17/04/2009

Um palestrante que ensina outros palestrantes?

Isso mesmo, esta é a surpresa de alguns quando visitam este blog. Por que razão eu estaria "entregando o ouro para o bandido", ou seja, dando dicas para aqueles que podem ser meus concorrentes?

A verdade é que neste segmento sempre existe lugar para mais um, pois não depende apenas de conhecimento, mas de talento. E sempre há alguém mais talentoso do que eu para ensinar aquilo que eu mesmo não tive oportunidade de aprender. Talvez você seja alguém assim.

O estilo também é importante na atividade do palestrante, e isso funciona um pouco como na música. Você pode ter um milhão de amigos cantando músicas do Roberto Carlos, mas Rei só tem um. Alguém que tente fazer uma palestra exatamente com o conteúdo de uma palestra minha certamente não irá ser a mesma coisa. Poderá até sair-se melhor do que eu para outro evento, outro público e outro cliente, mas nem tanto para o meu público ou o segmento que eu atendo.

Por isso dou dicas, ensino e não me preocupo muito com essa neura de estar entregando o ouro ao bandido. Mas eu não seria sincero se fosse só esta a razão de ensinar palestrantes. É claro que existe outra, menos nobre. Quem você gostaria que fizesse aquela cirurgia em seu coração, um cardiologista ou um professor de cardiologia?

Agora, para não dizer que não ensinei nada aqui, anote esta dica:

Crie temas adequados às necessidades das empresas e dos clientes pensando também nas datas importantes. Por exemplo, "Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho", "Semana do Meio Ambiente", "Semana da Enfermagem", "Semana da Administração", "Semana de Contabilidade" e por aí vai. Gostou da dica? Então pode começar a trabalhar seus temas e providenciar para que sejam encontrados em seu site.

2 comentários:

Ana Cunha Araújo disse...

Excelente Mário,
Concordo plenamente com você sobre o respaldo que tem aquele que ensina... Sucesso sempre!

Dino Slender disse...

Mr.Mario,

Saudações do Japão!
Ainda não tive oportunidade de assistir uma palestra sua ¨Ao Vivo¨, mas já sou um admirador e vou seguir todos os seus ensinamentos.


www.dinoslender.com

Postagens populares