Dependendo do estágio de sua carreira pode ser interessante o palestrante fazer parcerias, totais ou parciais. Evidentemente isso vai depender muito dos interesses do palestrante, do público e do valor agregado. Para o palestrante, fazer parceria simplesmente por fazer pode significar prejuízo se o público não for de formadores de opinião ou mesmo de possíveis clientes.
No início da carreira todas as parcerias podem ser interessantes, já que você precisa ficar conhecido de algum modo e também afinar seus instrumentos. A parceria significa risco, e o palestrante estará dividindo o risco com o promotor do evento. Mas pode chegar um dia em que o palestrante está com uma agenda bastante concorrida e uma parceria pode significar o bloqueamento de uma data que poderia ser vendida a um cliente pagante.
Há promotores de eventos que propõem parcerias como forma do palestrante vender seus livros no evento. É sempre bom fazer as contas antes de partir para uma parceria assim pensando que vai lucrar. A venda de livros em palestras é muito pequena, a menos que você seja um grande escritor ou tenha descoberto a cura para o câncer. Menos de 10% dos participantes do evento comprarão seus livros.
Para você ter uma idéia, se hoje eu entrasse numa parceria preocupado apenas com a receita obtida com a venda dos livros, considerando que o autor recebe da editora em média 10% do preço de capa, eu precisaria vender pelo menos 3 mil livros para receber um valor que compensasse participar do evento sem ganhar nada mais além dos royalties pela venda dos livros.
Como não sou um escritor de best sellers, eu me classificaria como os que vendem para apenas 10% do público presente, portanto seria preciso o promotor do evento colocar ali 30 mil pessoas, para o que ele iria precisar, não de um auditório, mas de um estádio! Mas, pensando bem, se o promotor realmente colocasse 30 mil potenciais clientes para assistirem minha palestra eu nem pensaria em ganhar com os livros...
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
27/07/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
A não ser que você seja um autor famoso, esqueça ganhar dinheiro com livros no Brasil. Evitar o e-book também não protege ninguém de ter o l...
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Nem sempre a dificuldade é quanto cobrar, mas como cobrar. Isso depende do cliente. Na dúvida, 100% para entrar em cena. Quando você lida co...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Não existe um preço fixo para palestras, mesmo porque não há duas palestras exatamente iguais. Posso dar um treinamento in company de várias...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
-
Já é o quarto ou quinto convite que recebo nos últimos dois meses para gravar um vídeo para ser apresentado em um congresso ou simpósio onli...
-
Nem sempre o cliente sabe escolher o palestrante ou definir o perfil ideal para seu evento. Eu me lembro de uma empresa que me consultou que...
-
Depois de mencionar o humor na palestra em minha última mensagem, fiquei preocupado que algum palestrante pudesse ir correndo à banca compra...
Um comentário:
AS PALESTRAS MAIS VALORIZADAS DO BRASIL NO I9Y.BLOGSPOT.COM
Postar um comentário