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18/08/2009

O palestrante-autor e a noite de autografos

Depois de publicar seu livro on demand, como ensinei no texto anterior, o palestrante vai precisar divulgá-lo. Além das opções normais de publicar em seu site, enviar uma mala direta ou anunciar na mídia, uma forma de divulgar é ter um lançamento ou noite de autógrafos, que pode acontecer várias vezes e em vários lugares para um mesmo livro.

Aqui também não será inteligente o palestrante gastar dinheiro, a menos que tenha condições de trazer um público considerável ao evento e ter certeza de que aquelas pessoas comprarão seu livro. Digo isto porque no Brasil nem todo mundo sabe o que é uma noite de autógrafos. Muita gente ainda acha que é uma oportunidade de ganhar um livro autografado, tipo uma noite de distribuição de amostras grátis.

Se preferir não investir, o palestrante pode optar por parcerias que podem ou não envolver uma palestra sua. Alguns promotores de eventos podem topar promover uma palestra mediante venda de ingressos que inclua um livro autografado, e aí também vai depender do peso do palestrante no mercado. Palestrantes de destaque vão ganhar na palestra, cobrando por ela, e na venda do livro, que deve ficar sempre a cargo de outras pessoas.

Não fica bem você descer do palco e ir correndo para a banca de livros fazer troco, conferir cheques, e ainda autografar. Neste momento as pessoas querem conversar com o palestrante-autor e não vê-lo atrás de um balcão.

Você pode também fazer uma parceria com algum dono de restaurante, bar, livraria, bufê ou qualquer estabelecimento que veja numa noite de autógrafos uma oportunidade para aumentar seu movimento. Inaugurações, estandes de feiras de empresas, eventos cívicos -- tudo pode ser aproveitado como oportunidade de divulgar e vender seus livros. O importante é que tenha público com o perfil adequado e que seu investimento seja o mínimo possível, aproveitando o momento criado por outros.

É bom lembrar que mesmo que não apareça ninguém em sua noite de autógrafos, o mais importante é o que a mídia vai dizer do evento, porque a mídia, formal ou de blogueiros, é que realmente irá multiplicar sua exposição.

Por exemplo, se você fizer as contas e achar que vai gastar mil dinheiros para lançar seu livro em uma livraria de shopping acompanhado de um coquetel, sugiro que use o dinheiro para comprar uma passagem para Nova Iorque.

Aí você arma uma mesa com seus livros no Central Park onde perceber que existe uma aglomeração e pede para alguém tirar fotos. Depois é espalhar seu release com o título “Brasileiro lança livro em pleno Central Park de Nova Iorque”.

Quem você acha que vai aparecer mais na mídia, você ou o Paulo Coelho em noite de autógrafos em alguma livraria por aí? O Paulo Coelho, claro, mas mesmo assim você vai aparecer mais do que se estivesse lançando seu livro em outra livraria do mesmo shopping.

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