Pesquisar este blog

11/08/2010

O palestrante que conta historias

Foram tantos os dois pedidos para que eu continuasse com minhas dicas de slides PPT que decidi publicar mais esta.


Antes de mais nada, não seja você o chato que vai me enviar um email tentando me convencer que o título deveria ser "O palestrante que conta histórias e estórias", seguido de uma aula de como diferenciar "história" de "estória". Quer saber? No meu vocabulário decidi que só terei histórias, porque elas serão sempre reais, se não no mundo físico, pelo menos na imaginação.


Palestra de Vendas, Palestra de Inovação, Palestra de Liderança, Palestra de Marketing, Palestra de Atendimento ao Cliente, Palestra de Física Quântica... serve para qualquer coisa, desde que exista uma história para contar.

Este é mais um caso de slide que irá passar o maior carão se tentar fazer a palestra sem a ajuda do palestrante. As pessoas não saberão o que o palestrante quer dizer até que o palestrante diga. Mais um exemplo de como criar expectativa, como se o palestrante estivesse lendo um livro de histórias (sim, histórias com "H", da "Branca de Neve", "Chapeuzinho Vermelho" etc.).

Se você é palestrante, deve saber contar boas histórias, transformar assuntos preto e branco em imagens cheias de cores na mente de seus ouvintes. Uma história bem contada vale por mil imagens em PPT. Portanto, da próxima vez que for fazer uma palestra, substitua as mil imagens que preparou em Power Point por uma história e seu público vai agradecer antes de dormir.

Um comentário:

Coach - Luh Oliveira disse...

Realmente um boas "história" cria expectativa, interesse, boas risadas às vezes e não sai da memória facilmente.

Postagens populares