Pesquisar este blog

19/10/2010

O palestrante obediente

Palestrantes devem dar exemplo, portanto, continuando minhas dicas anteriores, vamos falar um pouco mais de sua trajetória dentro de uma grande empresa. Eu já ensinei como estacionar seu palestromóvel (o batmóvel do palestrante), como obedecer a sinalização e estar na recepção em tempo hábil para assistir a um longa metragem sobre segurança naquela planta. Também já ensinei que planta não tem nada a ver com meio ambiente.

O que mais você precisará respeitar numa grande empresa? Além de ser obrigatório caminhar apenas nos corredores seguros, geralmente calçadas ou áreas demarcadas por faixas pintadas, muitas empresas proíbem caminhar e falar ao celular ao mesmo tempo. Portanto mantenha seu celular desligado, em modo vibracall ou de qualquer maneira que evite você precisar atendê-lo enquanto caminha.

A menos que sua palestra seja sobre surfe, geralmente uma grande empresa não permitirá que você entre nu, sem camisa, de bermudas, camiseta regata, chinelos ou sandálias. Nas áreas de produção, então, calçado aberto nem pensar, muito menos tênis. Mulheres deve evitar ir a empresas assim de salto alto, porque correm o risco de ganharem uma botina na entrada e não acredito que irá combinar com a roupa que escolheu com tanto cuidado para sua apresentação.

Não saia pela empresa que nem turista, fotografando e filmando tudo, porque isso pode ser proibido. Afinal, ali dentro há muitas informações e instalações que fazem parte de um conjunto de segredos industriais que não devem aparecer em seu blog.

Nem vou falar aqui da proibição de fumar nesses lugares, porque todo palestrante deveria saber que a imagem de seu exemplo vale por mil palavras, seja essa imagem boa ou ruim. Se for ruim, você precisará usar de muita conversa para convencer uma plateia que sabe distinguir quem faz de quem apenas manda fazer.

Se você circular pela área de manufatura, lembre-se de verificar antes se são permitidos adornos como anéis, brincos, pulseiras, alianças ou relógios. Talvez seja exigido o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) dependendo da área onde circular. Nem preciso mencionar que deve manter suas mãos afastadas dos equipamentos e nem pense em apertar um botão só para ver o que acontece.

Pense duas vezes antes de transportar drogas em seu porta-malas, porque em algumas empresas seu carro será revistado na entrada e na saída para ver se não está trazendo gente ou saindo com equipamento (por drogas eu quis dizer coisas inúteis, tá?).

Nenhum comentário:

Postagens populares