Pesquisar este blog

15/10/2010

A segurança do palestrante

Você começou sua carreira de palestrante fazendo palestras em quermesses, asilos e sindicatos de cuidadores de caracóis, mas um belo dia se vê contratado para falar em grandes empresas. Muita coisa muda, principalmente no que diz respeito às exigências de segurança e meio ambiente para você e todos os que circulam pelas áreas de empresas assim.


Antes que você chegue dando nota fora, aprenda que empresas grandes e preocupadas com segurança, exigem que todos estacionem seus carros de ré, para facilitar a saída em caso de emergência. Não vá você ser o único a enfiar seu carro de frente em uma vaga no estacionamento.

Isso se você chegar ao estacionamento sem atropelar um funcionário. Digo isto porque nas dependências dessas empresas existem limites de velocidade que devem ser respeitados sem precisar que você veja o radar ou seu GPS apite. E as faixas de pedestres não são apenas para indicar onde mais gente é atropelada, como acontece nas grandes cidades, mas servem para dar prioridade aos pedestres. Nelas os carros param e os pedestres andam.

Na recepção deram a você um crachá que é para ser usado pendurado em local visível, o que já elimina seu bolso ou o interior de sua pasta. Lembre-se de que ali você é apenas mais um, e não o palestrante fulano. Seu crachá literalmente servirá para abrir portas. Além disso, quem vai falar numa empresa precisa ser o primeiro a dar o exemplo de obediência às normas e procedimentos.

Em plantas grandes você só poderá circular acompanhado de um funcionário da empresa. Antes que pense em planta como algo verde, entenda que este é o jargão normalmente usado nas indústrias para designar uma unidade fabril. Se você não sabe o que é fabril... já pensou em voltar a estudar antes de pensar em palestrar?

Um comentário:

Coach - Luh Oliveira disse...

Comecei ensinando em domícilios, meu nome não é conhecido, mas as portas aos poucos estão se abrindo. Tudo o que foi falado no texto são detalhes que fazem toda a diferença na vida de uma palestrante.

Postagens populares