Ouvi o "causo" de um empresário às antigas que costumava pedir ao motorista que parasse o carro em frente ao bar onde seus amigos tomavam cafezinho, enquanto ele ficava escondido no porta-malas tentando ouvir as conversas. Queria saber se falavam mal dele. O boteco de café era a rede social da época e o porta-malas o máximo que o empresário conseguia em termos de rastreabilidade.
Hoje o palestrante pode usar recursos melhores. Rastreabilidade é palavra da moda, e o palestrante não deve ficar fora da corrente. Com tantos links e comunidades sociais por aí, é inevitável que alguém esteja falando de você, de um cliente, de um palestrante concorrente, do tema de suas palestras etc.
Use o serviço para descobrir quem fala de você. Ou talvez você queira saber o que estão falando de seus clientes ou o que seus clientes estejam falando de outros palestrantes que contrataram para o evento que você queria ter ido. Quem sabe queira descobrir o que estão falando de outro palestrante que você ama ou odeia (porque foi contratado em seu lugar). Ou pode ser que você faça palestra sobre a vida íntima das formigas e queira saber o que há de mais novo sobre o assunto.
Para tudo isso e muito mais existe hoje uma ferramenta indispensável para o palestrante: o Google Alerts. O endereço é http://www.google.com.br/alerts e a página explica tudo o que você precisa saber. Lembre-se de colocar frases ou seu nome entre aspas se quiser resultados com frases ou nomes completos. Se o seu nome for Barack Obama ou Lady Gaga dificilmente o serviço será útil para você. Tenho poucos homônimos, por isso funciona para meu nome.
Outra forma de rastrear palestrantes, palestras, notícias de eventos etc. é usar o Google Chrome como navegador e instalar a extensão Twitter Reactions (você deve encontrar em algum lugar do Chrome). Aí você vai para seu site e quando estiver lá clica no botãozinho "t" azul que vai aparecer na barra de seu Chrome para ele mostrar quanta gente está twitando seu endereço (ou outro qualquer). É claro que você poderia fazer esse tipo de rastreamento direto no Twitter ou em muitos outros serviços semelhantes, mas no momento me lembre destes. Se tiver outros, coloque suas dicas nos comentários.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
11/12/2010
O palestrante faro fino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Encontrei um texto muito bom com dias para o palestrante lançar seu livro. É claro que antes o palestrante precisa escrever o livro e public...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
-
Uma coisa que nunca deixei de valorizar foram os conselhos de meus pais, em especial de minha mãe, ótima negociadora, oradora e empreendedor...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Costumo receber e-mails de deficientes físicos que já atuam ou querem atuar como palestrantes. Não tenho nenhuma deficiência além daquelas q...
-
Palestrante curto? Como assim? Bem, não é curto como café, pequeno, e nem uma versão caipira de cultura. Palestrante curto é palestrante suc...
-
Pode acontecer do cliente ter verba limitada para apresentar uma palestra para cada turno de sua empresa ou para as várias filiais. Em casos...
-
Não sei se você sabe, mas eu não sou formado em Marketing e nem tenho pós graduação na área. Caí de paraquedas neste universo de aulas, cons...
Nenhum comentário:
Postar um comentário