Ouvi o "causo" de um empresário às antigas que costumava pedir ao motorista que parasse o carro em frente ao bar onde seus amigos tomavam cafezinho, enquanto ele ficava escondido no porta-malas tentando ouvir as conversas. Queria saber se falavam mal dele. O boteco de café era a rede social da época e o porta-malas o máximo que o empresário conseguia em termos de rastreabilidade.
Hoje o palestrante pode usar recursos melhores. Rastreabilidade é palavra da moda, e o palestrante não deve ficar fora da corrente. Com tantos links e comunidades sociais por aí, é inevitável que alguém esteja falando de você, de um cliente, de um palestrante concorrente, do tema de suas palestras etc.
Use o serviço para descobrir quem fala de você. Ou talvez você queira saber o que estão falando de seus clientes ou o que seus clientes estejam falando de outros palestrantes que contrataram para o evento que você queria ter ido. Quem sabe queira descobrir o que estão falando de outro palestrante que você ama ou odeia (porque foi contratado em seu lugar). Ou pode ser que você faça palestra sobre a vida íntima das formigas e queira saber o que há de mais novo sobre o assunto.
Para tudo isso e muito mais existe hoje uma ferramenta indispensável para o palestrante: o Google Alerts. O endereço é http://www.google.com.br/alerts e a página explica tudo o que você precisa saber. Lembre-se de colocar frases ou seu nome entre aspas se quiser resultados com frases ou nomes completos. Se o seu nome for Barack Obama ou Lady Gaga dificilmente o serviço será útil para você. Tenho poucos homônimos, por isso funciona para meu nome.
Outra forma de rastrear palestrantes, palestras, notícias de eventos etc. é usar o Google Chrome como navegador e instalar a extensão Twitter Reactions (você deve encontrar em algum lugar do Chrome). Aí você vai para seu site e quando estiver lá clica no botãozinho "t" azul que vai aparecer na barra de seu Chrome para ele mostrar quanta gente está twitando seu endereço (ou outro qualquer). É claro que você poderia fazer esse tipo de rastreamento direto no Twitter ou em muitos outros serviços semelhantes, mas no momento me lembre destes. Se tiver outros, coloque suas dicas nos comentários.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
11/12/2010
O palestrante faro fino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Will Stephen traz na bagagem artigos escritos para New York Magazine, The New Yorker e College Humor, além de se apresentar no Upright Citiz...
-
Alguém perguntou sobre agências de palestrantes. Vejo que as agências tinham um papel mais importante há alguns anos porque eram praticament...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Qual é o seu estilo? Falo de aparência, modo de falar, tonalidade da voz e coisas do tipo. Cada palestrante tem seu estilo e o estilo pode s...
-
Aproveitei os primeiros dias do ano, que costumam ser mais sossegados para qualquer palestrante, para colocar em dia meu estúdio caseiro e m...
-
Nem sempre a dificuldade é quanto cobrar, mas como cobrar. Isso depende do cliente. Na dúvida, 100% para entrar em cena. Quando você lida co...
-
Algumas pessoas me procuram para parcerias, para apresentarmos palestras em dupla, mas eu creio que não funciona. Uma vez tentei fazer isso ...
-
Parece brincadeira, mas nem todo palestrante dá atenção à questão da legalidade no exercício de sua profissão. O palestrante não pode se esq...
Nenhum comentário:
Postar um comentário