Antigamente a gente comprava um livro, lia e pronto. Com a era do e-book os autores descobriram uma estratégia para vender mais livros. Mês passado comprei um thriller por zero dólares para meu Kindle para ler no avião: "The Awakened" (Jason Tesar), que ocupava a primeira posição nos mais baixados para Kindle (hoje com mais de 140 mil downloads).
Já no hotel, enquanto aguardava o cliente me buscar para uma palestra, terminei o livro e cliquei no link no final comprando imediatamente o "The Awakened - Book Two" da trilogia. Este eu precisei pagar US$ 2.99. Nem preciso dizer que no melhor da história eu precisei comprar o "The Awakened - Book Three" para saber o que ia acontecer. E o autor já promete um quarto livro da saga que tem jeito de "The Lord of The Rings". Ele é autor novato e conta que o livro era um só, mas o sucesso veio apenas quando decidiu dividi-lo em três e dar de graça o primeiro.
Para outra viagem fui direto no best-seller da lista do Kindle (prefiro ler em inglês porque aprendo enquanto me divirto): "The Hunger Games" (Suzanne Collins), que já virou filme. Paguei $ 4.69 o primeiro, $ 7.70 o segundo ("Catching Fire") e $ 5.98 o terceiro ("Mockingjay"), todos em e-book (não faz mais sentido derrubar árvores para fazer livros).
Ontem terminei de ler um, "The Dig" (Michael Siemsen), de $ 0,99 e teria continuado comprando se fosse uma trilogia, porque é daquelas histórias que terminam deixando você em suspense. Então, já viciado, comprei outro de $ 0,99, "Chasing Eden" (Sharon Linnéa / B. K. Sherer) e já pude ver que vou desembolsar mais $ 2.99 de cada um dos próximos dois livros da trilogia, "Beyond Eden" e "Treasure of Eden".
Mas o que isso tem a ver com o palestrante? Tudo.
Primeiro, ler é melhor que ver TV, pois exercita a imaginação (a leitura é ativa, a TV é passiva). Lendo romances ou thrillers você desenvolve o pensamento de contador de histórias, aprendendo também a manter o interesse criando pontos de suspense e gratificação. Uma boa palestra é uma história contada com vários pontos de suspense e gratificação, como se fosse um gráfico de ondas, a maior delas ocorrendo no final.
Segundo, porque quem organiza eventos com mais de um palestrante sabe que existe uma "trilogia" também nesses eventos. Como? Bem, você já participou daqueles eventos empresariais que abrem com um keynote speaker de renome e depois os participantes escolhem os temas que pretendem assistir? Pois é, geralmente há 3 ou 4 palestras simultâneas, todas de assuntos vitais para seus negócios.
A ideia é que, ao oferecer o ingresso para empresas (a maioria dos participantes vêm por meio das empresas), o gerente ou diretor que pretende enviar alguém acabe enviando um grupo, para que cada pessoa participe de uma palestra diferente e depois o grupo traga para a empresa o conjunto do conhecimento adquirido.
Portanto, se você achava estranho criarem palestras paralelas no mesmo horário, saiba que isso potencializa os ganhos. E se pretende escrever um livro ou montar um tema de palestra, comece a planejar usando a técnica de Sherazade. Quem era Sherazade? Veja na próxima semana...
Ah, deixa pra lá, vou entregar logo para você não morrer de curiosidade. Leia aqui.
Em tempo: Se quiser baixar três de meus livros em ebook grátis para qualquer formato (computador, e-reader ou smartphone), aqui vão os links:
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Marketing de Gente
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07/02/2012
O palestrante em suspense
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