Pesquisar este blog

19/04/2012

O palestrante e o smartphone

Todo palestrante deveria ter um smartphone, mas não é disso que pretendo falar. Meu assunto são os smartphones da audiência do palestrante. Se você pretende ter uma carreira de palestrante nos tempos modernos, é melhor se acostumar também com as tecnologias modernas.



Na maioria dos eventos é dado um aviso no início para que todos desliguem seus celulares. Eu disse maioria, porque isso não funciona em todos os eventos. Já fiz palestra para grupos de profissionais de vendas que assistiram (assim espero) minha palestra com seus notebooks ligados sobre as mesas enquanto atendiam clientes ao celular. Eles precisavam assistir minha palestra mas não podiam parar de vender.

Há anos, quando os celulares apenas começavam a ganhar uma câmera, fiz um treinamento para uma empresa de eventos para escolas. Na época uma fatia considerável de sua receita vinha da venda dos álbuns de fotos de formatura, por isso na entrada de cada evento eram recolhidas as câmeras que porventura os familiares dos formandos estivessem carregando. Era proibido filmar e tirar fotos dentro do salão, mas obviamente era permitido depois comprar o álbum.

Alertei a empresa para o fato de que a tecnologia logo colocaria câmeras de foto e vídeo nas mãos de TODOS os presentes e que seria impraticável recolhê-las por estarem acopladas aos celulares. Tem gente que pode estar disposta a abrir mão das roupas, mas não do celular. O celular é a chupeta de muitos adultos modernos. Tire o celular e a criança sente-se insegura.

Não sei qual é a política da empresa hoje, mas eu considero difícil ou quase impossível evitar que eventos sejam gravados. Ainda que se recolham as câmeras ou celulares, basta uma caneta espiã no bolso de alguém para o evento ficar devidamente documentado por quem não quer gastar com álbuns.

O palestrante que proíbe gravações e fotos de suas palestras vai precisar rever essa política. Um de meus melhores vendedores de palestras é o Youtube, tanto através de meus vídeos como de gravações de pessoas da plateia. Dá para mudar isso? Acredito que não. Quero que mude? Não.

Mas acredito que o smartphone seja algo muito mais difícil de um palestrante lidar do que câmeras e gravações. Quando alguém da plateia está fotografando ou gravando um vídeo isso é sinal de que está interessado na palestra e no palestrante. Mas e quando ele está o tempo todo olhando para o smartphone e digitando nele? Será que está anotando o que o palestrante fala? Sei de alunos que fazem isso nas aulas e nem usam cadernos.

Quando você olha para seu público e ninguém está olhando para você, mas todos digitando em seus smartphones, ou sua palestra é uma droga ou é tão boa que eles não querem perder uma sílaba sequer. Na dúvida, considere a segunda opção, pois ao menos você ficará animado a continuar, e todo palestrante sabe que de motivação não é só o público que precisa. Talvez seja o palestrante quem mais necessita dela.

Nenhum comentário:

Postagens populares