Tenho aprendido que trabalhar em parceria não funciona tanto com palestrantes como funciona em outras profissões. O palestrante é como um cantor, é uma atividade muito personalizada e individualizada. E seu cliente também enxerga o palestrante assim. Quando ele quer contratar o "Cantor X" dificilmente se dará por satisfeito com o "Cantor Y".
Uma vez tentei fazer uma dobradinha com um grande amigo que é ex-diretor de algumas multinacionais e está aposentado. Apesar de ele ter uma bagagem muito maior e melhor que a minha, a coisa não virou, porque as empresas não querem contratar "duplas" de palestrantes, eles querem o indivíduo, o palestrante e sua marca pessoal. Além disso, ele era muito mais um profissional de mercado do que de comunicação, por isso sua exposição e notoriedade eram limitadas ao seu círculo de relacionamentos nas indústrias onde atuava.
Costumo receber pedidos de palestrantes querendo enviar currículo, fazer parceria, pedir para ser indicado e outras coisas. Não é uma tarefa fácil indicar alguém quando você é um palestrante, a menos que conheça muito bem a pessoa e seu trabalho. Uma indicação errada neste segmento pode se transformar em um desastre, porque o custo de uma palestra não é o que a empresa paga ao palestrante, mas o tempo que seus funcionários perderam deixando de trabalhar para assistirem um palestrante que pode não ter agregado coisa alguma (90% de minhas palestras não são em eventos públicos, mas in company).
Outro risco é que talvez o estilo do outro palestrante, apesar ser até bem aceito por alguns clientes, não ser exatamente o seu ou ser até diametralmente oposto. Então você nunca sabe se está "queimando o filme" ao indicar alguém que não tenha exatamente o seu perfil, que era o que estaria sendo considerado como referência pelo cliente.
Quando o palestrante que deseja ser indicado por mim aborda os mesmos temas que eu, a possibilidade de eu indicá-lo fica ainda mais reduzida, já que as empresas que me procurassem acabariam atendidas por mim. Somente em caso de impossibilidade de agenda (o que já aconteceu e fui obrigado a indicar) isto aconteceria, mas ainda assim permanece o que eu disse no parágrafo anterior. Será que alguém que procurou o cantor sertanejo ficaria satisfeito se este, por falta de agenda, indicasse um cantor de ópera?
Mas eu tenho indicado sim palestrantes que trabalham com outros temas e que conheço o suficiente para indicar. Porém curiosamente nunca são contratados, porque quando a pessoa me procurou (pensando que eu trabalhasse o tema) ela queria muito mais a pessoa do palestrante do que o tema específico da palestra. Já aconteceu de o cliente decidir mudar o tema da palestra para se encaixar no meu cardápio de serviços e me contratar. Esse é um efeito do marketing pessoal que acaba criando uma marca única.
Portanto, acredito que a melhor maneira de ajudar aqueles que me procuram querendo uma parceria, indicação, referência, dicas etc. é trazê-los a este blog, onde conto, por assim dizer, os "segredos da profissão". É claro que aí dependerá do palestrante captar a mensagem e aplicá-la em sua profissão, e principalmente de criar exposição, muita exposição. Como criá-la? Este é um assunto para o próximo tema.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
A não ser que você seja um autor famoso, esqueça ganhar dinheiro com livros no Brasil. Evitar o e-book também não protege ninguém de ter o l...
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Depois de mencionar o humor na palestra em minha última mensagem, fiquei preocupado que algum palestrante pudesse ir correndo à banca compra...
-
Todo palestrante deveria ser criativo (leia-se "mão de vaca" ) na hora de promover o seu trabalho, e a criatividade inclui fazer m...
-
Ser palestrante acaba sendo uma conseqüência de uma carreira. Quando você tem alguma atividade, acaba extravasando o conhecimento que tem de...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
-
Tudo na vida começa com algum tipo de planejamento. Até para fazer uma viagem de automóvel você precisa traçar uma estratégia, ou um caminho...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Não existe um preço fixo para palestras, mesmo porque não há duas palestras exatamente iguais. Posso dar um treinamento in company de várias...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
Nenhum comentário:
Postar um comentário