A data e horário de uma palestra ou treinamento pode ter grande influência no resultado, tanto para o palestrante, como para o cliente e seu público. Por isso é bom dar uma olhada no calendário e no horário para detectar perigos em potencial.
Palestrantes que participam de eventos públicos em datas que coincidem com algum evento concorrente na cidade podem ficar frustrados. E o promotor do evento pode perder seu investimento e sair no vermelho. Já vi isso acontecer algumas vezes, como em uma palestra para médicos em uma cidade onde estava ocorrendo um importante simpósio de medicina no mesmo dia e horário. Vi ocorrer também em uma palestra à noite para estudantes universitários, numa cidade de cursos predominantemente noturnos e bem na semana de provas.
Também já aconteceu de um cliente marcar um treinamento para seus gerentes comerciais de todo o país justamente em um domingo que era dia dos pais. Nem eu, e nem a empresa, nos demos conta da data, a não ser quando já não havia mais tempo hábil para cancelar o treinamento e remarcar todas as passagens. Nem preciso dizer que o foco dos presentes não estava na mensagem do palestrante. A cada intervalo para o café eles corriam para seus celulares, provavelmente para escutar reclamações da esposa e dos filhos pela ausência pai justo no Dia dos Pais. Se isso acontecer no Dia das Mães, então, é melhor os maridos prolongarem sua estadia no hotel até os ânimos se aplacarem.
Há também períodos que são péssimos para palestrante, público e cliente, dependendo do tipo de evento. Uma palestra motivacional e descontraída, ou um número de mágicas e humor, pode muito bem dar certo em dezembro, logo antes das festas e das férias, mas o mesmo não acontece com outros tipos de evento. Dezembro é mês de fim de coisas, não de começo. Ninguém quer pensar em melhorar suas habilidades profissionais quando sua mente está ocupada com presentes, bebidas, peru e farofa.
A coisa, porém, muda em janeiro, quando o pensamento das pessoas está voltado para um novo começo. É a melhor hora para o palestrante falar de mudanças, produtividade, inovação etc. Existe disposição para isso nos participantes, mas mesmo assim a coisa vai funcionar melhor em eventos in company do que em eventos abertos ao público. Isto porque muitos participantes de eventos públicos são estudantes, e janeiro é mês de férias e fevereiro é carnaval. Em quê você acha que os estudantes estão pensando?
Muito cuidado também com palestras em eventos públicos aos sábados ou domingo à noite, pois existe a concorrência da pizzaria, da balada, da visita à sogra etc. Você já reparou que os canais de TV deixam os melhores filmes para a segunda-feira? É que na segunda à noite todo mundo fica em casa. O palestrante deve observar também os costumes e comportamentos de seu público antes de entrar em uma errada na hora de marcar um evento.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
26/12/2009
O palestrante e as datas e horarios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Encontrei um texto muito bom com dias para o palestrante lançar seu livro. É claro que antes o palestrante precisa escrever o livro e public...
-
Uma coisa que nunca deixei de valorizar foram os conselhos de meus pais, em especial de minha mãe, ótima negociadora, oradora e empreendedor...
-
Costumo receber e-mails de deficientes físicos que já atuam ou querem atuar como palestrantes. Não tenho nenhuma deficiência além daquelas q...
-
Pode acontecer do cliente ter verba limitada para apresentar uma palestra para cada turno de sua empresa ou para as várias filiais. Em casos...
-
Palestrante curto? Como assim? Bem, não é curto como café, pequeno, e nem uma versão caipira de cultura. Palestrante curto é palestrante suc...
-
Não sei se você sabe, mas eu não sou formado em Marketing e nem tenho pós graduação na área. Caí de paraquedas neste universo de aulas, cons...
2 comentários:
Ótima colocação de um tema que passa despercebido por muitas pessoas.
O primeiro encontro do www.joomladaybrasil.org em 2007 foi realizado 1 dia antes do Dia dos Pais :-(, e percebemos somente depois.
Em São Paulo, percebi que quando tem feriado na segunda, o sábado pela manhã é interessante para cursos/palestras, pois quem fica na cidade tem mais disponibilidade.
Abraços,
Marcio Okabe
Pretendo fazer uma palestra sobre as perspectivas para 2010. A semana escolhida foi a de 08 a 12 de fevereiro. A palestra é destinada a empresários de diversas áreas. O período é o da manhã. Qual o melhor dia da semana para que empresário consiga dispor de uma manhã e comparecer ao evento?
Postar um comentário