Pesquisar este blog

27/01/2010

"Jet lag" de palestrante

Uma vez um palestrante me contou que ficava melancólico sempre que entrava num quarto de hotel. Passei a prestar atenção e, para mim também, é um fato. A vida de palestrante que muitos invejam, com todas aquelas viagens de avião e oportunidades de conhecer novos lugares e pessoas, não é só feita de glamour. Existe também um tipo de "Jet lag"* de palestrante.


Quando você chega em uma cidade estranha, ali nunca é seu lar e você não está com cabeça de turista. Está pensando na palestra ou treinamento, no material que preparou, nas coisas que podem dar errado, na agenda etc. Dependendo da situação você terá uma ou mais pessoas falando da cidade ou da empresa, de detalhes, alguns úteis, outros não.

Sair para visitar pontos turísticos não é muito aconselhável, se mil pessoas estiverem esperando por você à noite em um auditório lotado. Em terra estranha, se alguma coisa tiver de dar errado, dará, já dizia Murphy. O que pode dar errado? Ser assaltado, torcer o pé, bater o táxi, comer espetinho de gato, ser preso. Só para citar o previsível.

É bom também tirar da cabeça aquela noitada que pretendia fazer na véspera de um treinamento de um dia inteiro, porque você vai precisar estar em excelente forma para manter um grupo de pessoas acordadas durante 8 horas. E você não pode cochilar de olhos abertos depois do almoço, como provavelmente farão todos os outros na sala.

Mesmo no hotel, controle-se, pois ainda não inventaram um palestrante "flex" que funcione bem com diferentes combustíveis. Especial cuidado deve ser tomado com a comida, ou você precisará de um microfone sem fio para continuar ministrando o treinamento do banheiro. Do ditado "bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém" você deve evitar a canja de galinha de hotel. Ela mora na geladeira.

Para aqueles que invejam, não a profissão do palestrante, mas essa vida de suposto glamour e turismo permanente, sugiro um filme que mostra bem essa ilusão. "Up in the air" com George Clooney ("Amor sem escalas" no Brasil) traz um personagem (Clooney) que trabalha para uma empresa especializada em demitir pessoas.

No filme George é também palestrante e vive viajando de avião, algo que no final... Bem, é melhor eu não contar o filme. Um detalhe é que o filme mostra também como os palestrantes costumam ser repetitivos em seus temas, pois Ryan Bingham, o personagem vivido por George Clooney, sempre faz palestras mostrando uma mochila vazia e falando do que devemos tirar e por ali. Cuidado com coisas assim para não acabar conhecido como banda de um sucesso só e cair na boca do povo em diálogos assim:

- Conhece o palestrante Ryan Bingham?
- O da mochila? Já ouvi falar.


*Jet Lag - O Jet lag é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo "luz/escuridão". Pode ser provocado por fatores ambientais. fonte Wikipedia


http://www.youtube.com/watch?v=zkAr0FBHC7Y

Nenhum comentário:

Postagens populares