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25/02/2011

O site do palestrante - Parte II

Colocar um pop-up logo na entrada de seu site de palestrante é criar a necessidade de desbloqueá-lo, portanto o melhor mesmo é não utilizá-lo. Se existir no site de um palestrante a necessidade de instalar algo que não existe na maioria dos computadores, o melhor é buscar uma alternativa.


Se eu quiser vender algo, devo facilitar ao máximo o contato com meu cliente, não criar obstáculos que podem ser intransponíveis para algum menos versado em tecnologia. Que sensação o visitante tem quando encontra um site assim, com degraus, pareces, charadas e outros obstáculos? Chamo de site com degraus qualquer obstáculo que é colocado na entrada do usuário comum, que possa fazê-lo desistir ou considerar a visita uma ameaça:

Necessidade de instalação de plugin = sensação de que vou perder tempo
Instrução para desabilitar algo = sensação de perda de segurança

Quando comprava imóveis para a abertura de agências de um banco onde trabalhei, uma das diretrizes era a de nunca termos uma agência que tivesse degraus na entrada, pois pessoas com dificuldades acabariam procurando outro banco. Na região norte e nordeste nunca adquiríamos lojas na calçada do sol da tarde, porque ninguém queria caminhar desse lado da rua.

Essas e outras percepções que fui adquirindo (também com minha formação de arquiteto) ajudaram a entender que a principal função de um site para um palestrante é facilitar duas coisas:

1. ser encontrado nos mecanismos de busca (que preferem digerir html básico a palavras transformadas em imagem dos sites em flash)
2. ser contatado pelo visitante (porque a venda mesmo se dá com os cotovelos na mesa)

Se eu precisar dizer ao meu cliente o endereço de meu site, por ele não conseguir me encontrar ao fazer uma busca pelas palavras que identificam meus serviços, não vou conquistar senão aqueles com os quais eu tiver um contato pessoal. Oras, se eu tiver essa oportunidade de contato pessoal, o melhor mesmo é vender no ato do contato, sem precisar dar a ele o trabalho de visitar meu site.

Uma boa sugestão de leitura para quem quiser se aprofundar no assunto é:

Call to Action: Secret Formulas to Improve Online Results by Bryan Eisenberg, Jeffrey Eisenberg, and Lisa T. Davis

Waiting for Your Cat to Bark?: Persuading Customers When They Ignore Marketing by Bryan Eisenberg, Jeffrey Eisenberg, and Lisa T. Davis

Se quiser contratar alguém para assessorá-lo ´para ter uma boa presença na Internet, sugiro que converse com o Conrado Adolpho, autor de Google Marketing. (é só buscar pelo nome dele que você vai achar).

Infelizmente você poderá estar entre os que irão ler isto aqui e achar que eu não entendo nada do assunto. Tudo bem, é apenas um conselho. Dizem por aí que se conselho fosse bom as pessoas não davam, vendia. Devia ser este o pensamento da moça que tentava colocar uma dúzia de malas na escada rolante do aeroporto em Guarulhos outro dia. Quando vi seu sufoco, tentei ajudá-la aconselhando a usar o elevador, mas ela gritou comigo dizendo que não tinha elevadores no aeroporto. Quase mandou eu cuidar de minha vida...

É o risco que a gente corre quando se importa.

Um comentário:

Fabiano Souza disse...

Muito boas dicas!
Sou mestre de cerimonias e tb procuro fazer um blog mais clean possível,indo direto ao assunto.
Parabéns pelo blog!

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