Sempre que você escolher um tema para desenvolver e expor em sua prateleira de produtos, faça primeiro a seguinte pergunta: Quem vai pagar por uma palestra com este tema?
Marketing pessoal é um assunto que só interessa a indivíduos, não a empresas, portanto é um tema que você dificilmente conseguirá vender para uma empresa. Eu atuo quase que só em eventos in-company, mas talvez você atue mais como palestrante em eventos públicos promovidos com a venda de ingressos. Neste caso, dificilmente um funcionário irá convencer seu gerente a cobrir os custos para ele participar de um evento que tenha este tema.
Se você inventar temas do tipo "Motivação para a produtividade", "Energia para vender mais", "Movendo sua equipe para o lucro" e coisas do tipo, ficará muito mais fácil atrair clientes corporativos e até vender pacotes de ingressos nas empresas. Neste caso o apelo é para a empresa, não para o crescimento individual. Para a empresa pagante, custear temas como Marketing Pessoal pode ser um tiro no pé: o boy assiste a palestra de Marketing Pessoal, faz a lição de casa e arranja um emprego melhor em outro lugar.
Por outro lado, Marketing Pessoal é um tema viral, porque o carinha que deseja subir na carreira vai procurar, ler a respeito e ainda vai mandar para a namorada e para um montão de colegas. Por isso tenho dado dezenas (sim dezenas!) de entrevistas sobre o tema e assuntos relacionados, como falar em público, gestão da carreira etc. Quer ver algumas?
- TV Globo - Jornal Hoje: "Marketing Pessoal"
- TV Gazeta - Todo Seu (Ronnie Von): "Relacionamento no trabalho"
- Site Bolsa de Mulher: "Marketing Pessoal"
- Jornal Carreira & Sucesso: "Competência no trabalho"
- Revista Women's Health: "Imagem e marca pessoal"
- Revista QeQ News: "Networking"
- Revista Consumidor Moderno: "Marketing Pessoal"
- Site Empregos: "A importância do networking para a carreira"
- Jornal Oportunidades: "Erros que comprometem a carreira"
- Fascículos Pfizer: "Carreira médica"
- Revista Acesso: "Planejamento estratégico pessoal"
- Jornal Oportunidades: "Marketing pessoal"
- Site UOL: "Marketing pessoal"
- Folha de São Paulo: "Planejamento de carreira"
- Revista ABRAC: "Marketing pessoal"
- Bolsa de Mulher: "Falar em público"
- Itambé empresarial: "Empreendedorismo e empreendedor"
- Revista Liderança: "Como demitir e ser demitido"
- Folha Uniban: "Marketing Pessoal"
- Revista Carreira & Negócios"Técnicas para falar em público"
- Revista Medical: "Falar em público (Médicos)"
- Almanaque Medley: "Marketing Pessoal"
- Revista Viva Mais: "Marketing pessoal"
- Revista Encontro: "Marketing pessoal"
- Revista Você S.A.: "Imagem virtual"
- Jornal da Metodista: "Marketing Pessoal"
- Diário do Grande ABC: "Pós-graduação no exterior"
- Você SA: "Início de carreira"
- Grupo Foco: "Como planejar a carreira"
- Valia: "O valor do networking"
- Midiaweb: "Plano de carreira"
- Editora Segmento: "A importância do MBA"
- Portal eMiolo: "Planejamento de Carreira"
- Jornal A Crítica: "Como pedir aumento"
- Site Valia: "Empregabilidade"
- Jornal Frebrasgo: "Marketing Médico"
- Revista Empreendedor: "Vocação empreendedora"
- Revista Amanhã: "Devemos aprender mandarim?"
- Jornal de Empregos e Estágios: "Comunicação"
- Revista Mercado Automotivo: "Vida, carreira e mercado"
- Revista Rossi: "Mkt Pessoal - Desafio de ser único"
- Mundo Marketing: "O que é marketing pessoal?"
- Jornal Agora: "Superexposição"
- Itambé Empresarial: "Marketing Pessoal e Postura Profissional"
- TAM Magazine: "A marca do sucesso - Marketing pessoal"
Resumindo: Marketing Pessoal é um tema bom para você entender e aparecer, mas não é produto para vender. É como o tema "Coaching". Quem vai pagar? Trata-se de uma atividade que geralmente é de um para um e somente altos executivos podem conseguir com que a empresa banque algo assim. Na base da pirâmide, só vai despertar interesse do cara que está procurando emprego, portanto sem dinheiro.
Aqui vai uma dica que pode valer dinheiro para você. Estas foram as 10 frases que mais trouxeram visitantes ao meu site através dos sites de busca (as pessoas buscaram por estas frases e chegaram até mim). Isso pode dar a você uma ideia das áreas que as pessoas estão interessadas.
Marketing Pessoal ficou em sétimo lugar, tendo sido responsável por uns 4 mil visitantes, ou 1,5% do total anual. Se não vendi nada para esses visitantes, pelo menos eles podem ter ficado satisfeito com a informação que encontraram e "corro o risco" de ser indicado por eles para um próximo evento na universidade onde estudam ou na empresa onde trabalham. Só um detalhe - meu site tem quase mil páginas de informação, daí conseguir atrair bastante gente:
- mario persona... 11.984 = 2.94%
- qualidade de vida no trabalho... 7.506 = 1.37%
- segurança no trabalho... 6.573 = 1.45%
- como vender mais... 5.709 = 1.53%
- segurança do trabalho... 4.856 = 1.50%
- plano de carreira... 4.675 = 1.21%
- marketing pessoal... 4.066 = 1.52%
- estratégias de marketing... 3.843 = 1.49%
- sipat... 3.141 1.53%
- home office... 2.789 = 1.21%
Um comentário:
Gostaria de me tornar palestrante,porém sou jovem(tenho 18 anos),mas uma boa bagagem curricular. Seria posivel? Ou algo que devo deixar para o futuro?
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