É sempre gratificante sabermos que alguém foi ajudado com uma pequena dica ou “empurrão” em sua carreira. Há um ano e meio recebi um e-mail de alguém que tinha o desejo de ingressar no mercado de palestras, mas não sabia por onde começar. Sem muito “Norte” ele pediu a oportunidade de trabalhar em parceria comigo, e respondi explicando que parcerias entre palestrantes não eram exatamente a melhor estratégia neste mercado. Minha resposta na época foi:
A atividade de palestrante é parecida com a de um cantor, ou seja, dificilmente alguém contrata uma “equipe” ou membros de uma equipe de palestrantes. É um trabalho muito pessoal que depende também de uma promoção muito pessoal da marca do profissional. Portanto sugiro que construa sua marca e trabalhe na promoção dela. Todo o trabalho de divulgação e venda de minhas palestras é feito por meio da exposição que conquistei na Internet, por meus sites e vídeos. Eventualmente alguma palestra é vendida através de alguma agência de palestrantes.
Portanto o caminho é você também criar um bom site e continuar escrevendo artigos curtos e oferecê-los a jornais, revistas e sites a fim de tornar seu nome conhecido em sua especialidade. Logo os jornalistas passarão a procurá-lo para entrevistas ou como fonte de matérias. Sugiro que procure o Conrado Adolpho que é especialista em gerar visibilidade na Web: http://www.publiweb.com.br/ Para dicas sobre a atividade de palestrante, sugiro meu blog www.queroserpalestrante.blogspot.com
O e-mail que recebi hoje dele, quase um ano e meio depois, é de agradecimento:
Estou aqui retornando um e-mail de 1 ano e meio atrás. Enfim consegui transformar contatos em contratos. Fechei alguns contratos com grandes empresas e creio que já posso dizer que somos parceiros nesta mesma empreitada. E, melhor ainda, no segmento onde tenho 12 anos de atuação como profissional em uma grande multinacional americana e área que gosto muito de atuar.
Apesar de toda minha experiência na área, o mercado de Palestras foi algo novo, precisava entender bem destes bastidores. Fiz vários estudos, contatos e me preparei muito bem para tal. Não seria justo eu deixar de lhe enviar este e-mail agradecendo suas dicas. Muito obrigado! Quem sabe nos "trombamos" em algumas de nossas atividades. E nesta oportunidade gostaria de uma dedicatória em algum de seus livros que trago comigo!
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
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12/05/2013
Frutos de palestrante
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