Publicar um livro é um desejo quase universal, mas para o palestrante pode ser uma necessidade. Assim como dizem que um livro é julgado por sua capa, o palestrante é julgado por seus livros. Ser autor conta pontos na carreira e dá status. Se dá dinheiro? Talvez, se tiver o talento e todas as outras variáveis que criam autores famosos quase que por acidente. É bom ficar ciente de que é quase impossível você sobreviver dependendo apenas de seus livros. Provavelmente o tempo e fosfato que irá ganhar para escrevê-los não compensará o dinheiro que irá ganhar. Para não se esquecer disso, aqui vai uma piada de escritor:
- Fiquei sabendo que você lançou um livro e decidiu viver de escritor! Tá vendendo muito?
- Já vendi quase tudo. Carro, casa, geladeira, bicicleta...
Descobri cedo que no Brasil existem mais editoras que livrarias e que o segredo não está em publicar o livro, mas em distribuir. A quase totalidade das editoras não tem distribuição, o que significa que o livro vai encalhar. Apenas as grandes editoras têm distribuição nas livrarias e mesmo assim isso é por pouco tempo, pois existe também um mercado de posicionamento de livros nas livrarias. Aqueles livros que você encontra no balcão do caixa pagaram para estar ali. Aqueles que o Faustão comenta em seu programa também pagaram para ter aquele meio segundo de fama.
Na divisão final do dinheiro de um livro o autor fica com 5 a 10% do preço de venda (mas as editoras nem sempre são idôneas nessa distribuição ou nos relatórios). Acredito que o que mais ganha seja o distribuidor, e não a editora ou a livraria. No artigo "Como se fixa o preço de um livro e quanto cada elo dessa cadeia ganha com isso" tem alguns dados sobre essa distribuição.
Meus primeiros 5 livros foram publicados pela Siciliano (depois de eu enviar para algumas editoras). Mais tarde a Siciliano foi comprada pela Saraiva e eu peguei os direitos de volta, já que a Saraiva não tinha interessem em reeditá-los. O sexto livro saiu pela Landscape (o ex-editor da Siciliano me levou para lá), mas esta também acabou fechando. Juntando tudo acho que o (pouco) dinheiro que ganhei com os livros eu gastei (e mais um pouco) comprando meus próprios livros para presentear clientes. No meu caso o livro faz parte da estratégia de marketing para promover meu trabalho de palestrante, portanto não conto com eles como forma de ganhar dinheiro.
Os livros seguintes (mais 3 na mesma linha profissional e dois de comentários bíblicos) eu publiquei direto sob demanda pela Clube de Autores (e também por outras no mesmo formato), que não tem custo para o autor e o livro só é produzido quando alguém encomenda. Os anteriores, esgotados nas finadas editoras, também foram republicados do mesmo modo, inclusive como e-books no Clube de Autores e também na Smashwords que distribui e-books para as maiores lojas online do mundo. Assim você encontra todos os meus títulos neste formato na Apple iTunes, Amazon, Barnes & Nobles etc.
Tenho um texto meio antigo (ainda não tinha o Clube de Autores) que dá boas dicas sobre os caminhos para se publicar um livro. Hoje nem me preocupo mais em correr atrás de editoras. A tendência do e-book tende a matar mais livrarias (e editoras), embora algumas ainda permanecerão, e a auto-publicação tende a crescer. Mas não caia nessa de publicar nas editoras que cobram pela produção pois elas também não distribuem e você morrerá com o mico, a menos que saia vendendo livros. Alguns palestrantes usam essas editoras porque levam malas de livros para vender em eventos, mas eu só fiz isso uma vez e não compensou, por isso abandonei a ideia.
Mas se quer saber o que considero meu maior ganho com os livros, veja este Twitter de um leitor:
Você encontra meus livros nestes endereços:
http://www.smashwords.com/books/view/276052
http://clubedeautores.com.br/authors/574
http://itunes.apple.com/br/artist/mario-persona/id505327036?mt=11
http://www.amazon.com/MARIO-PERSONA/e/B0049PODI2/
http://www.lulu.com/spotlight/mpersona
Abaixo alguns links de textos que escrevi sobre publicar livros:
http://mariopersona.com.br/entrevista-bookess-ebook.html
http://queroserpalestrante.blogspot.com.br/2013/01/o-palestrante-e-o-e-book.html
http://queroserpalestrante.blogspot.com.br/2008/05/escrevendo-seu-livro.html
http://queroserpalestrante.blogspot.com.br/2009/09/dicas-para-o-palestrante-lancar-um.html
http://queroserpalestrante.blogspot.com.br/2009/08/palestrante-e-escritor.html
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
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14/11/2013
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