Pesquisar este blog

30/01/2014

O palestrante e a autopublicacao

No mundo de antigamente eu talvez fosse escritor, mas não teria nada publicado. Mas hoje publiquei mais um e-book que logo vai sair também em formato impresso, somando 12 obras até aqui. E quer saber? Este último, "O que respondi aos que me perguntaram sobre a Bíblia" é apenas o primeiro volume de uma coleção para a qual já tenho texto suficiente para mais nove volumes. Tenho ainda outro livro em fase de revisão (Oh, Laura Loft, desculpe-me por deixar você esperando!).

Mas o que mudou do mundo de antigamente para o atual? É que com a Internet eu pude escrever e publicar meus textos, criar meios de serem lidos e queridos, até que no ano 2000, ao enviar meu primeiro manuscrito para alguns editores um deles era justamente leitor e fã de meus textos na Web. Por meio dele tive 5 livros publicados pela Editora Futura, do Grupo Siciliano, e mais um pela Landscape. Desde então, com a possibilidade aberta pelos e-books e livros sob demanda, parti para a autopublicação.

É isto que muitos profissionais não percebem: as coisas mudaram. Ainda que as editoras convencionais continuem firmes e fortes, e seja interessante ser publicado por elas, a autopublicação pode ser uma das chaves para abrir essa porta. Muitos autores que hoje estão nas livrarias foram descobertos por seus blogs e e-books. Se você gosta de escrever e as pessoas dizem que escreve bem (sua mãe não vale) é importante ter seu blog e também se aventurar nesse mundo da autopublicação. Mas não saia do emprego ainda... Eu tenho esses livros todos mas não conseguiria viver deles, provavelmente por não escrever sobre vampiros e motivacionais do tipo "Você pode!", "Você consegue!", "Acredite em você!" etc.. Mas quer saber? Acho que "você pode!". Então comece a publicar também.

Ah, meu último livro faz parte dos que são dados de graça porque não são de marketing, negócios etc. Sabia que tenho dupla identidade? Não, nada do tipo Superman e Clark Kent. Nas empresas que atendo sou o Mario Persona, palestrante, consultor etc., que fala desses assuntos, meio estilo Clark Kent. Mas em casa sou um ser humano apaixonado pela Bíblia que costuma voar por suas páginas e usar visão de Raio-X para enxergar o futuro. Se quiser conhecer o que faço nas horas vagas pode baixar meu último e-book em formato ePub, Mobi ou PDF, pois é isso que faço e pretendo fazer para sempre e eternamente: ocupar-me com Cristo.

A propósito: Descobri esta semana que meus livros ocupavam os primeiros lugares entre os mais vendidos de língua portuguesa com preços abaixo de 10 dólares na iTunes da Apple. Não acredita? Veja a imagem abaixo e depois confira na própria iTunes. Talvez o ranking continue assim.

Já o relatório das vendas de meus e-books pelo site Smashword também me surpreendeu. Este é o maior distribuidor mundial de autores independentes e remetem os e-books para os grandes varejistas. Tudo bem que a maior parte das "vendas" é de meus títulos gratuitos, mas a quantidade me surpreendeu: Mais de 160 mil exemplares em 2013. Equivale dizer que mais de cem mil pessoas tiveram contato com minhas obras, o que é muito bom para qualquer autor que queira ser conhecido, ainda que não viva disso. Quanto faturei? Não conto, mas dá para jantar fora com direito a sobremesa. Veja em detalhes por revendedor:

Apple.................. 163.324 exemplares
Barnes Noble...........      93
Sony...................      53
Baker Taylor...........      11
Page Foundry...........       3
Diesel.................       2
TOTAL.................. 163.486


Para acessar o iTunes é preciso ter o programa instalado.



Um comentário:

Saulo André disse...

Olá caro Mário, sempre gostei dos seu vídeos do Tv Barbante no Youtube, sem falar em trechos de palestras que são fantásticas! Gostei muito desse post, acredito que muitos bons escritores podem ser descobertos através dessa prática. Que Deus continue te abencoando! Muito sucesso!

Postagens populares