Você contrataria um palestrante tímido? Não digo tímido no sentido de introspectivo, mas no sentido de inseguro. Não falo daquele que é inseguro no falar, por dificuldade de encarar um público, mas do que não acredita muito naquilo que fala. Contrataria? Nem eu.
Então por que razão seu cliente iria contratar você para uma palestra se você se mostrar inseguro em relação ao seu conteúdo? Se você tem algo para dizer, diga e diga com audácia e confiança. Ninguém vai seguir um líder frouxo, e sua audiência espera que você lidere, que aponte caminhos e soluções.
Mas não confunda o que estou dizendo. Uma coisa é o palestrante ser audaz e confiante naquilo que diz, outra é ser arrogante, prepotente e pretensioso. A primeira marca de um palestrante deve ser a humildade. Ninguém gosta de palestrante de salto altos, a menos que seja mulher e bonita. Mas salto alto de orgulho é outra história.
O palestrante humilde sabe que está ali apenas porque tem algo a dizer que sua audiência pode ou não conhecer. Talvez conheça, mas nunca teve a oportunidade de escutar daquela forma. Palestrante que sabe tudo gera desconfiança. Portanto, quando não souber algo, diga a frase mais humilde que alguém pode dizer: "Não sei".
Mas aquilo que você sabe e conhece bem deve ser apresentado como quem carimba com energia e vigor as mentes dos ouvintes. Não fique pedindo desculpas à platéia, numa demonstração de falsa humildade. Eles estão ali para escutarem você, então chute com a audácia e a confiança de alguém diante do gol escancarado em final de Copa do Mundo.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
11/05/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Will Stephen traz na bagagem artigos escritos para New York Magazine, The New Yorker e College Humor, além de se apresentar no Upright Citiz...
-
Alguém perguntou sobre agências de palestrantes. Vejo que as agências tinham um papel mais importante há alguns anos porque eram praticament...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Qual é o seu estilo? Falo de aparência, modo de falar, tonalidade da voz e coisas do tipo. Cada palestrante tem seu estilo e o estilo pode s...
-
Aproveitei os primeiros dias do ano, que costumam ser mais sossegados para qualquer palestrante, para colocar em dia meu estúdio caseiro e m...
-
Nem sempre a dificuldade é quanto cobrar, mas como cobrar. Isso depende do cliente. Na dúvida, 100% para entrar em cena. Quando você lida co...
-
Algumas pessoas me procuram para parcerias, para apresentarmos palestras em dupla, mas eu creio que não funciona. Uma vez tentei fazer isso ...
-
Parece brincadeira, mas nem todo palestrante dá atenção à questão da legalidade no exercício de sua profissão. O palestrante não pode se esq...
Um comentário:
Excelente.
Postar um comentário