Pesquisar este blog

24/05/2010

Temas para palestrantes

É difícil definir quais os melhores temas para um palestrante ter em seu cardápio de serviços. A escolha do tema vai depender muito de cada palestrante e do perfil de empresas ou eventos que pretende atender.


Se você faz palestras para o segmento de varejo é provável que fará mais palestras motivacionais ou treinamentos de vendas e atendimento ao cliente. Um detalhe é que neste segmento o preço da palestra ou treinamento deve ser menor, pois lojas investem menos em suas equipes que têm uma rotatividade elevada.

Já no segmento corporativo os investimentos são maiores porque a rotatividade é menor. A variedade de temas possíveis também é maior e o palestrante poderá fazer palestras de vendas corporativas qualidade, comunicação, comportamento etc. Existe também um importante filão a ser explorado, que é o de palestras de segurança do trabalho para as indústrias.

O melhor caminho para o palestrante é manter um cardápio básico de temas de palestras e deixar que os clientes determinem a direção a seguir. Quando um cliente pede uma palestra ou treinamento que você precisa desenvolver a partir do zero, este se transforma em mais um produto para seu cardápio.

Porém o palestrante deve ter em mente que determinados temas são praticamente proibidos, se quiser atuar nesse mercado de palestras in company. Por exemplo, o palestrante nunca será contratado por uma empresa para falar de um tema sobre direitos dos funcionários. A empresa também não irá contratar um palestrante para um evento dirigido a seus clientes com um tema que fale dos excessos praticados por uma sociedade consumista ao extremo.

Lembre-se: seu cliente, que pagará pela palestra, deseja aumentar a qualidade e produtividade de sua equipe e faturar mais. Palestras reacionárias podem funcionar bem em manifestações populares, mas se for esta sua área de atuação, não espere ser contratado para falar em empresas.

Nenhum comentário:

Postagens populares