É difícil definir quais os melhores temas para um palestrante ter em seu cardápio de serviços. A escolha do tema vai depender muito de cada palestrante e do perfil de empresas ou eventos que pretende atender.
Se você faz palestras para o segmento de varejo é provável que fará mais palestras motivacionais ou treinamentos de vendas e atendimento ao cliente. Um detalhe é que neste segmento o preço da palestra ou treinamento deve ser menor, pois lojas investem menos em suas equipes que têm uma rotatividade elevada.
Já no segmento corporativo os investimentos são maiores porque a rotatividade é menor. A variedade de temas possíveis também é maior e o palestrante poderá fazer palestras de vendas corporativas qualidade, comunicação, comportamento etc. Existe também um importante filão a ser explorado, que é o de palestras de segurança do trabalho para as indústrias.
O melhor caminho para o palestrante é manter um cardápio básico de temas de palestras e deixar que os clientes determinem a direção a seguir. Quando um cliente pede uma palestra ou treinamento que você precisa desenvolver a partir do zero, este se transforma em mais um produto para seu cardápio.
Porém o palestrante deve ter em mente que determinados temas são praticamente proibidos, se quiser atuar nesse mercado de palestras in company. Por exemplo, o palestrante nunca será contratado por uma empresa para falar de um tema sobre direitos dos funcionários. A empresa também não irá contratar um palestrante para um evento dirigido a seus clientes com um tema que fale dos excessos praticados por uma sociedade consumista ao extremo.
Lembre-se: seu cliente, que pagará pela palestra, deseja aumentar a qualidade e produtividade de sua equipe e faturar mais. Palestras reacionárias podem funcionar bem em manifestações populares, mas se for esta sua área de atuação, não espere ser contratado para falar em empresas.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
24/05/2010
Temas para palestrantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Não estou falando de política e PPT não é partido, mas a extensão dos arquivos criados com o Microsoft Power Point. O PPT pode ser um grande...
-
Todo palestrante deveria ser criativo (leia-se "mão de vaca" ) na hora de promover o seu trabalho, e a criatividade inclui fazer m...
-
Ninguém contrata palestrantes desconhecidos e assim também foi comigo e continua sendo porque não tenho tanta penetração quanto teria um ato...
-
A não ser que você seja um autor famoso, esqueça ganhar dinheiro com livros no Brasil. Evitar o e-book também não protege ninguém de ter o l...
-
Já devo ter sugerido aqui que palestrantes novos ofereçam palestras gratuitas para ganhar experiência e criar visibilidade para sua marca. E...
-
Sabe aqueles cinco primeiros minutos? São críticos. Neles você tem a oportunidade de ganhar ou perder seu público. Se acharem você antipátic...
-
Alguém perguntou sobre agências de palestrantes. Vejo que as agências tinham um papel mais importante há alguns anos porque eram praticament...
-
Um amigo costumava dizer que, quando viajar, o segredo é levar metade da roupa e o dobro do dinheiro. É verdade. Quanto menor sua bagagem, m...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
Nenhum comentário:
Postar um comentário