É difícil definir quais os melhores temas para um palestrante ter em seu cardápio de serviços. A escolha do tema vai depender muito de cada palestrante e do perfil de empresas ou eventos que pretende atender.
Se você faz palestras para o segmento de varejo é provável que fará mais palestras motivacionais ou treinamentos de vendas e atendimento ao cliente. Um detalhe é que neste segmento o preço da palestra ou treinamento deve ser menor, pois lojas investem menos em suas equipes que têm uma rotatividade elevada.
Já no segmento corporativo os investimentos são maiores porque a rotatividade é menor. A variedade de temas possíveis também é maior e o palestrante poderá fazer palestras de vendas corporativas qualidade, comunicação, comportamento etc. Existe também um importante filão a ser explorado, que é o de palestras de segurança do trabalho para as indústrias.
O melhor caminho para o palestrante é manter um cardápio básico de temas de palestras e deixar que os clientes determinem a direção a seguir. Quando um cliente pede uma palestra ou treinamento que você precisa desenvolver a partir do zero, este se transforma em mais um produto para seu cardápio.
Porém o palestrante deve ter em mente que determinados temas são praticamente proibidos, se quiser atuar nesse mercado de palestras in company. Por exemplo, o palestrante nunca será contratado por uma empresa para falar de um tema sobre direitos dos funcionários. A empresa também não irá contratar um palestrante para um evento dirigido a seus clientes com um tema que fale dos excessos praticados por uma sociedade consumista ao extremo.
Lembre-se: seu cliente, que pagará pela palestra, deseja aumentar a qualidade e produtividade de sua equipe e faturar mais. Palestras reacionárias podem funcionar bem em manifestações populares, mas se for esta sua área de atuação, não espere ser contratado para falar em empresas.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
24/05/2010
Temas para palestrantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
A não ser que você seja um autor famoso, esqueça ganhar dinheiro com livros no Brasil. Evitar o e-book também não protege ninguém de ter o l...
-
Nem sempre a dificuldade é quanto cobrar, mas como cobrar. Isso depende do cliente. Na dúvida, 100% para entrar em cena. Quando você lida co...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Não existe um preço fixo para palestras, mesmo porque não há duas palestras exatamente iguais. Posso dar um treinamento in company de várias...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Depois de mencionar o humor na palestra em minha última mensagem, fiquei preocupado que algum palestrante pudesse ir correndo à banca compra...
-
Já é o quarto ou quinto convite que recebo nos últimos dois meses para gravar um vídeo para ser apresentado em um congresso ou simpósio onli...
-
Recebo muitos emails de pessoas que desejam ingressar no mercado de palestras. Querem ser palestrantes, mas nem sempre têm uma ideia clara d...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
Nenhum comentário:
Postar um comentário