Pesquisar este blog

11/05/2010

O palestrante audaz

Você contrataria um palestrante tímido? Não digo tímido no sentido de introspectivo, mas no sentido de inseguro. Não falo daquele que é inseguro no falar, por dificuldade de encarar um público, mas do que não acredita muito naquilo que fala. Contrataria? Nem eu.


Então por que razão seu cliente iria contratar você para uma palestra se você se mostrar inseguro em relação ao seu conteúdo? Se você tem algo para dizer, diga e diga com audácia e confiança. Ninguém vai seguir um líder frouxo, e sua audiência espera que você lidere, que aponte caminhos e soluções.

Mas não confunda o que estou dizendo. Uma coisa é o palestrante ser audaz e confiante naquilo que diz, outra é ser arrogante, prepotente e pretensioso. A primeira marca de um palestrante deve ser a humildade. Ninguém gosta de palestrante de salto altos, a menos que seja mulher e bonita. Mas salto alto de orgulho é outra história.

O palestrante humilde sabe que está ali apenas porque tem algo a dizer que sua audiência pode ou não conhecer. Talvez conheça, mas nunca teve a oportunidade de escutar daquela forma. Palestrante que sabe tudo gera desconfiança. Portanto, quando não souber algo, diga a frase mais humilde que alguém pode dizer: "Não sei".

Mas aquilo que você sabe e conhece bem deve ser apresentado como quem carimba com energia e vigor as mentes dos ouvintes. Não fique pedindo desculpas à platéia, numa demonstração de falsa humildade. Eles estão ali para escutarem você, então chute com a audácia e a confiança de alguém diante do gol escancarado em final de Copa do Mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente.

Postagens populares