Pesquisar este blog

14/06/2010

O palestrante flexivel

Se você for um palestrante, provavelmente já terá alguns temas de palestras em seu cardápio. Geralmente os temas são acrescentados à medida que os clientes solicitam e o palestrante percebe que estão ao alcance de suas competências. Outros temas são excluídos quando se percebe que ninguém mais está comprando aquele tipo de palestra.


Mas existe uma área ainda que o palestrante pode explorar, que é flexibilizar seus temas para atender uma gama maior de ouvintes. Por exemplo, quem fala de vendas pode criar variações do tema voltadas para varejo, atacado, distribuição etc. Pode fazer o mesmo para produtos tangíveis e intangíveis. Pode focar em um determinado mercado, por exemplo, venda de motos, e atingir um nicho de fabricantes e revendedores.

Se existir no palestrante algo que crie uma ligação com os clientes e ouvintes, melhor ainda. Por exemplo, quem desenvolve um tema para venda de motos e é também um entusiasta do motociclismo poderá interagir com seu público de um modo a agregar mais valor à sua apresentação.

Nenhum comentário:

Postagens populares