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23/12/2012

Apertem os cintos, o palestrante sumiu!

Há 3 anos meu site www.mariopersona.com.br recebia em um período de 30 dias quase 53 mil visitas. Em 2012, no mesmo período, meu site recebeu 18.500 visitas. O palestrante sumiu?! Quase. A verdade é que muitos fatores tem contribuído para o desaparecimento de meu site nas primeiras colocações dos resultados de buscas no Google.

Hoje um palestrante que não possa ser encontrado no Google não terá grandes chances de ser contratado. Não estou querendo dizer que se você digitar "Mario Persona" ali não irá me encontrar. É claro que irá. O que quero dizer é que preciso ser achado se alguém digitar "palestrante", "palestra", "palestra de vendas", "palestra de marketing" etc. Sim, eu também apareço nessas buscas,  mas não com a boa colocação que tinha passado.

Há 3 anos uma busca por "palestrante" traria meu nome entre os três primeiros resultados da primeira página. No momento em que escrevo, uma mesma busca só traz este meu blog em segundo lugar na primeira página. E meu site principal www.mariopersona.com.br? Deve aparecer lá pela quinta ou sexta página, um lugar onde a pessoa que busca dificilmente irá procurar. Enquanto isso, outros palestrantes que habitavam no fim da fila hoje aparecem na primeira página. O que aconteceu?

Sem mencionar que neste período um zilhão de novos palestrantes entrou no mercado, uma das razões é a mudança que o Google fez no algoritmo que controla quem é quem nessa dança de cadeiras. Como antes de ser palestrante eu já era dinossauro de Internet, logo aprendi as técnicas para ter um site sempre em boa colocação nas buscas. Mas chegou um dia quando o Google passou a considerar algumas dessas técnicas como ilegais e simplesmente tirou meu site das buscas, enviando-me um e-mail para avisar o que no código do site estava burlando seus robôs.

Foram dias de total invisibilidade. Até meu nome "Mario Persona", quando buscado, só aparecia em sites de terceiros que faziam referência a mim. Os negócios obviamente sofreram também uma queda, por isso eu logo corri eliminar de meu site os códigos infratores e o Google o colocou de volta nos resultados das buscas, com uma colocação tão boa quanto antes. Na época escrevi uma crônica e você poderá assistir no vídeo abaixo.



Mas desta vez o Google  não desapareceu comigo. A empresa simplesmente mudou o algoritmo que decide quem fica em cima e quem fica em baixo, e isto está deixando especialistas em SEO (Search Engine Optimization) desesperados. O robozinho do Google ficou mais inteligente e hoje leva em consideração critérios que não levava no passado, analisando até mesmo a relevância que um site tenha nas redes sociais. O que fazer?

Bem, há algum tempo eu aprendi que, assim como um investidor, o palestrante não deve colocar todos os ovos numa mesma cesta. Já não basta mais ter apenas um site na Web, pois além dessas mudanças que sempre acontecerão, o próprio perfil do público também muda. As novas gerações ficam cada vez mais visuais e multimídia, o que equivale dizer que estão menos interessadas em páginas de textos e mais em vídeos e áudios. Por isso um dos canais onde sou hoje mais encontrado -- e contratado -- é a TV Barbante, meu canal no Youtube.

Se o número de visitantes de meu site principal caiu cerca de 65% em três anos, o número global de visitantes caiu apenas 10%, quando considerados meu site, blogs profissionais e canal do Youtube. Fica aqui a dica: procure ter sua presença como palestrante garantida, não apenas em seu site profissional, mas no Youtube e nas redes sociais, como Twitter e Facebook. Se não fizer isso você vai desaparec.....

Um comentário:

Marcio Okabe disse...

Olá Mário,
Muito bom este post, pois mostra que a facilidade de publicar conteúdo na internet coloca no mercado dezenas de novos concorrentes em áreas como palestras e cursos.
Escrevi um artigo "Cauda Longa e Cursos" que complementa seu post.
http://www.konfide.com.br/tendencias/cauda-longa-e-cursos-o-dilema-dos-nichos

Abraços,
Marcio Okabe

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