Pesquisar este blog

30/10/2010

O olhar do palestrante

Eu já devo ter falado sobre a organização da sala, mas vou repetir: a porta de entrada e saída (ou acesso a banheiros) nunca deve estar no mesmo lado do palco ou do local onde o palestrante irá ficar. Se você vai montar a sala, sempre que possível coloque as cadeiras de costas para a saída para evitar que as pessoas que entram e saem distraiam o público.


Mas o olhar do palestrante pode também causar essa distração. A maior parte do tempo o palestrante deve olhar para a plateia, escolhendo ora uma pessoa, ora outra, para fixar seu olhar. O que não deve é ficar olhando só para um segmento de seu público e deve evitar também olhar para quem demonstra desgosto, para não desanimar.

Porém, o palestrante deve entender que seu olhar durante a palestra funciona como o dedo indicador: para onde ele for, todos os olhares o seguirão. Olhe para a tela, e todos olharão para a tela. Olhe para o teto, idem. Olhe para alguém que está entrando ou saindo, e seu público tirará a atenção de você para olhar para o movimento. Olhe para o relógio e vai ter gente lembrando que tem um compromisso. Portanto, procure domesticar seu olhar.

Às vezes você precisará olhar para alguém que você percebe estar com vontade de fazer uma pergunta. Mas também pode ser o caso de evitar olhar para alguém que já interrompeu sua palestra para fazer perguntas irrelevantes. Se descuidar e olhar, a pessoa achará que é a deixa para interromper outra vez.

Seu movimento no palco também altera o comportamento do público. Se perceber pessoas conversando animadamente na plateia e atrapalhando a palestra, caminhe na direção delas. O público irá acompanhá-lo com o olhar e elas ficarão constrangidas ao perceberem que todos estão dirigindo o olhar na direção delas. Às vezes faço isso para ganhar o silêncio.

Outras vezes você precisará caminhar na direção contrária, se perceber algum problema acontecendo na plateia, como alguém que está sendo retirado depois de desmaiar de tédio. Mas pode ser também algum movimento no palco, do pessoal do suporte técnico para arrumar algum fio ou caixa de som, e aí você deve ficar o mais longe possível deles para atrair os olhares sobre você.

Lembre-se: seu olhar e seu andar funcionam como um dedo indicador que irá indicar para onde a plateia deve olhar.

Um comentário:

Alessandro disse...

Oi, Mário.
Muito bom o artigo, gostei principalmente da dica "Se perceber pessoas conversando animadamente na plateia e atrapalhando a palestra, caminhe na direção delas. O público irá acompanhá-lo com o olhar e elas ficarão constrangidas ao perceberem que todos estão dirigindo o olhar na direção delas".
Você poderia nos passar algunas técnicas para treinar o olhar.
Obrigado!

Postagens populares