Pesquisar este blog

07/02/2007

Como comecei

Minha história como palestrante começou quando eu morava no meio do mato, criava cabras e me congregrava numa pequena congregação de cristãos. Numa certa noite, me convidaram para falar. Eu não sabia como falar em público, então fui me preparar para falar e, como na congregação seria difícil me preparar, fui treinar com as cabras, numa casinha de palha que tinha em meu sítio.

Meu primeiro público foram as cabras! Eu até me orgulho disso, nenhuma delas me vaiou naquele dia! Ao logo do tempo fui adquirindo experiência para falar em público, era convidado várias vezes para falar e nunca era remunerado, por mais de 20 anos eu falei em público. Naquela época eu também lecionava, o que é um excelente treino para quem pretende dar palestras.

Trabalhei também no Banco Itaú, mas não como palestrante, trabalhei na área de negócios, assim como na Themag e na Companhia do Metrô. Dirigi uma editora durante dez anos, fui diretor de comunicação e marketing de uma empresa e foi lá que realmente me profissionalizei.

A empresa programou um evento, convidou uma centena de grandes clientes e, na véspera, o presidente percebeu que a coisa não iria dar certo. É que o palestrante seria um diretor técnico, que iria explicar o aspecto técnico de nossos serviços, usando uma linguagem técnica. Na última hora ficou claro que o público seria principalmente de empresários e pessoas da área comercial, e um papo técnico só iria gerar bocejos.

Então eu sentei com o diretor que iria falar, ele me passou tudo o que era preciso dizer, traduzi aquilo em linguagem comum, acrescentei algumas histórias, casos, piadas e a palestra foi um sucesso. A partir daquele dia tornei-me o palestrante oficial da empresa e depois acabei seguindo carreira por conta própria.

Hoje desenvolvo palestras, consultoria e estratégias e redação para Internet. Já escrevi cinco livros que foram publicados, tenho mais um inédito, um curso de multimídia para consultórios médicos esgotado, e mais alguns projetos.

Nenhum comentário:

Postagens populares