Para mim a parte mais crítica de uma palestra é o início. Não acredito que exista um palestrante que já comece tranqüilo uma palestra. Como já escrevi ontem, é como velejar. Você não entra no mar já sabendo qual é a força e a direção do vento. São precisos alguns minutos para se habituar.
Outra grande dificuldade é o temor de decepcionar o público. Aquelas pessoas investiram seu tempo e dinheiro e precisam sair satisfeitas. Isto coloca sobre o palestrante uma responsabilidade muito grande. É claro que a palestra também é um produto que está sendo vendido naquele momento, mas se você vende fogões, a satisfação ou insatisfação do cliente só irá se manifestar mais tarde. Quando você vende conhecimento, a reação pode ser imediata. É muito parecido com o que faz um artista. As vaias ou aplausos são uma reação imediata de seu trabalho, e isto cria uma expectativa muito grande no palestrante.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
22/02/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Não estou falando de política e PPT não é partido, mas a extensão dos arquivos criados com o Microsoft Power Point. O PPT pode ser um grande...
-
Todo palestrante deveria ser criativo (leia-se "mão de vaca" ) na hora de promover o seu trabalho, e a criatividade inclui fazer m...
-
Ninguém contrata palestrantes desconhecidos e assim também foi comigo e continua sendo porque não tenho tanta penetração quanto teria um ato...
-
A não ser que você seja um autor famoso, esqueça ganhar dinheiro com livros no Brasil. Evitar o e-book também não protege ninguém de ter o l...
-
Já devo ter sugerido aqui que palestrantes novos ofereçam palestras gratuitas para ganhar experiência e criar visibilidade para sua marca. E...
-
Sabe aqueles cinco primeiros minutos? São críticos. Neles você tem a oportunidade de ganhar ou perder seu público. Se acharem você antipátic...
-
Alguém perguntou sobre agências de palestrantes. Vejo que as agências tinham um papel mais importante há alguns anos porque eram praticament...
-
Um amigo costumava dizer que, quando viajar, o segredo é levar metade da roupa e o dobro do dinheiro. É verdade. Quanto menor sua bagagem, m...
-
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do concei...
Nenhum comentário:
Postar um comentário