Pesquisar este blog

13/02/2007

Tempo e propósitos

Muitos eventos não dão certo por falta de definição de propósitos. O que o cliente ou promotor do evento deseja do palestrante? O que ele quer que aconteça com o público? Que impressão ele quer que o palestrante cause? Estas informações são importantes e às vezes você precisará ajudar seu cliente ou promotor do evento a deixar bem claro o que você irá fazer ali.

Outra coisa importante é a duração da palestra. Ao contrário do que muita gente pensa, em palestras quanto menor o tempo, mais difícil a preparação e a apresentação. Se você tem tempo suficiente para experimentar sua audiência, criar um diálogo, sentir a resposta do público, tudo ficará mais fácil. Digamos que isso leve uns 10 a 15 minutos até você realmente "ganhar" a confiança do público. O resto do tempo a coisa flui.

Mas se você foi contratado para falar apenas 30 ou 40 minutos, prepare-se para uma tarefa difícil. Não se espante se encontrar pessoas que tentarão negociar o preço de sua palestra reduzindo o tempo, como se isso tornasse a palestra mais fácil. Na verdade ela fica mais difícil e é por isso que o que eu cobro para uma palestra de uma hora é pouca coisa menos do que cobro para um treinamento de 8 horas. Em 8 horas há muito tempo disponível para interagir com a audiência, conhecer as pessoas, obter feedback e corrigir seu rumo caso tenha tomado um caminho errado.

Em uma palestra breve, se começar errado provavelmente você não conseguirá remediar em tempo. Mark Twain dizia que para fazer um discurso de 5 horas ele precisava de 5 minutos para se preparar. Para falar 5 minutos ele precisava de 5 horas (ou algo assim).

Seu cliente provavelmente irá solicitar uma reunião onde passará horas explicando todos os detalhes do negócio, a história da empresa, as dificuldades e necessidades e alguns darão uma lista de coisas que você deverá abordar e de coisas que sua palestra deverá mudar nas pessoas, achando que uma palestra de uma hora irá ter o efeito de um curso de pós-graduação. Se acontecer, ajude-o a entender que palestras servem de pontapé inicial ou amarra final de um conjunto de ações da empresa, nunca para ensinar os detalhes de qualquer assunto.

Nenhum comentário:

Postagens populares