Acabo de lançar meu último livro, "Meu carro sumiu!", uma coletânea de crônicas de vida, carreira e negócios. É meu décimo primeiro livro e já tenho mais um em fase de revisão, "Laura Loft - Diário de uma Recepcionista". Mas o que me trouxe a esta marca de onze livros em pouco mais de treze anos? Acho que posso descrever em uma palavra: Persistência.
Dicas do palestrante Mario Persona para palestras, palestrantes, mestres de cerimônia, comediantes, oradores, conferencistas, professores, advogados, políticos, estudantes, apresentadores, líderes, repórteres, jornalistas, formadores de opinião...
Pesquisar este blog
22/09/2013
30/08/2013
Apagao de palestrante
Não é só a rede elétrica que sofre apagão. Palestrante também pode ser apagado de sua exposição ou ficar sem acesso aos clientes. Uma vez aconteceu com meu site, que por ser antigo, usava as primeiras técnicas para criar visibilidade e notoriedade nos velhos sites de busca. Quando o Google proibiu aquelas técnicas o sistema deles bloqueou meu site por detectar nele excesso de palavras-chave e coisas do tipo. Recebi um aviso do Google e corri corrigir todas as páginas.
Marcadores:
bloqueio,
buscas,
cliente,
contato,
Google,
palestrante,
SEO,
visibilidade
30/06/2013
Os cursos do palestrante
Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do conceito de educação a distância. O trabalho levou alguns meses para ser concluído e fui assessorado por duas profissionais de saúde, Fernanda do Coutto Riberti, Administradora Hospitalar, e Lia Hadley, Enfermeira formada pela Unicamp, as quais me abasteceram com pesquisas e informações do setor.
Marcadores:
atendimento,
cliente,
curso,
ensino a distância,
palestrante
05/06/2013
Concorrencia de palestrante
Muitos palestrantes ficam preocupados com a concorrência, e até certo ponto isto é algo importante. O palestrante deve sempre dirigir olhando para a frente, porém sempre conferindo as laterais e o retrovisor, tanto para se manter atualizado com as práticas do mercado, como para aprender com aqueles que estão com um desempenho melhor que o seu. Mas a preocupação com a concorrência não deve ser extrema ao ponto de ele ficar obcecado com a possibilidade de copiarem seu trabalho. Todo palestrante copia, adapta ou aperfeiçoa.
Marcadores:
almoços,
bastidores,
concorrência,
jantares,
palestrante
12/05/2013
Frutos de palestrante
É sempre gratificante sabermos que alguém foi ajudado com uma pequena dica ou “empurrão” em sua carreira. Há um ano e meio recebi um e-mail de alguém que tinha o desejo de ingressar no mercado de palestras, mas não sabia por onde começar. Sem muito “Norte” ele pediu a oportunidade de trabalhar em parceria comigo, e respondi explicando que parcerias entre palestrantes não eram exatamente a melhor estratégia neste mercado. Minha resposta na época foi:
Marcadores:
contatos,
contratos,
divulgação,
palestrantes,
palestras
28/04/2013
Marketing para palestrantes, musicos e artistas
Tudo na vida começa com algum tipo de planejamento. Até para fazer uma viagem de automóvel você precisa traçar uma estratégia, ou um caminho e o modo como pretende chegar a algum lugar ou resultado. Estratégia é isso, planejar como sair de um ponto para chegar a outro. Na fase de planejamento de sua viagem você examina mapas, rotas, o estado de seu carro, o quanto de combustível tem, o quanto vai precisar, e também as condições do tráfego, de quem vai à sua frente e de quem vem atrás, ou seja, mantém um olho nos outros viajantes concorrentes.
Marcadores:
artistas,
cantores,
marketing,
músicos,
palestrantes,
palestras,
planejamento,
shows
22/04/2013
Palestrante de seguranca no trabalho deve usar EPI?
Quer saber se palestrante de segurança no trabalho deve usar EPI nas indústrias que visita? É claro que sim! Mas não é deste EPI e desta segurança no trabalho que quero falar aqui, mas da licença que o palestrante tem para ousar. Se você não quiser ficar preso ao lugar comum de uma imagem quadradinha, acadêmica ou empresarial, vai precisar correr riscos. Mas riscos calculados.
17/04/2013
O palestrante e os treinamentos de vendas
Em 2006 fui entrevistado pelo jornal O Estado de São Paulo para matéria do caderno de Oportunidades sobre a importância do treinamento das equipes de vendas. Decidi publicar aqui um vídeo que produzi com o material e acredito que seja útil para outros palestrantes por levantar os principais tópicos que devem ser observados em palestras e treinamentos de equipes de vendas. Também pode ser útil para empresas que contratam, pois falo dos cuidados na hora de contratar um treinamento.
OESP: Qual o público das palestras ou cursos?
Mario Persona: Meu público é bem variado, pois atendo diferentes demandas por cursos e palestras. O público pode ir desde empresários, presidentes e diretores de empresas a professores e estudantes. Tudo depende do evento, sua finalidade e dos temas escolhidos. Essa variedade costuma ser maior nas palestras, já que cursos e treinamentos têm um foco maior nas necessidades de cada empresa ou segmento. Neste caso, geralmente o público é formado por profissionais liberais de diferentes áreas de atuação, vendedores corporativos e de varejo, além de gerentes e, às vezes, até clientes. Muitas empresas já despertaram para o fato de que palestras para clientes são excelentes formas de se criar uma imagem simpática da empresa.
OESP: Qual o público das palestras ou cursos?
Mario Persona: Meu público é bem variado, pois atendo diferentes demandas por cursos e palestras. O público pode ir desde empresários, presidentes e diretores de empresas a professores e estudantes. Tudo depende do evento, sua finalidade e dos temas escolhidos. Essa variedade costuma ser maior nas palestras, já que cursos e treinamentos têm um foco maior nas necessidades de cada empresa ou segmento. Neste caso, geralmente o público é formado por profissionais liberais de diferentes áreas de atuação, vendedores corporativos e de varejo, além de gerentes e, às vezes, até clientes. Muitas empresas já despertaram para o fato de que palestras para clientes são excelentes formas de se criar uma imagem simpática da empresa.
Marcadores:
equipes,
palestrante,
palestras,
treinamento,
vendas
09/04/2013
O palestrante nos bastidores
Se você for palestrante, ou deseja ser, e não faltou às aulas de inglês uma boa dica é assistir o documentário "The Motivator - The business of selling hope", do cineasta Dan Perez. Você pode ir para o link do vídeo no site do produtor em http://vimeo.com/6525803#at=0 ou no Youtube (em partes): http://youtu.be/SflhzSrgPkA O filme foi lançado em 2008 no Rincon International Film Festival, onde ganhou o "Director's Choice Award". Também participou do "Orlando Hispanic Film Festival" de 2008 e do "Sunscreen Film Festival" de 2009.
Marcadores:
dicas,
keynote speaker,
palestrante,
palestras,
seminários
22/03/2013
Como criar um curso para palestrantes
Se você for um palestrante como eu, já deve ter se imaginado vivendo em um mundo ideal: parar de viajar e continuar palestrando, ensinando e faturando. Em piloto automático. Como? Ora, criando seu curso virtual para palestrantes iniciantes ou para qualquer coisa, online, ao vivo e em cores.
Marcadores:
aulas,
Berkeley,
Columbia,
cursos grátis online,
Harvard,
Khan Academy,
Michigan,
MIT,
palestrante,
Stanford,
TED,
USP,
vídeos
18/03/2013
Limites pessoais do palestrante
Todo palestrante deve ter seus limites, tanto os que determina para si mesmo, como os que sua capacidade -- ou a falta dela -- vierem a estabelecer.Traduzo livros de administração, marketing, comunicação e muitos outros assuntos, e quem trabalha como tradutor sabe que não será capaz de atender qualquer demanda. Já me recusei a fazer traduções de livros técnicos de informática por minha capacitação e vocabulário não abrangerem esta área. Agindo assim procuro ser honesto para comigo mesmo e com o cliente. Com palestras não é diferente. Por ser um tradutor de conceitos, cada palestrante possui sua própria área de conhecimento, que certamente não é ampla o suficiente para abranger qualquer assunto. Por isso você deve evitar falar daquilo que não entende.
Marcadores:
limites,
palestrante,
palestras,
segmentos,
temas,
treinamentos
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens populares
-
A não ser que você seja um autor famoso, esqueça ganhar dinheiro com livros no Brasil. Evitar o e-book também não protege ninguém de ter o l...
-
Sou palestrante, e isso me coloca entre a população de risco de orgulho. Sim, é fácil você ser vencido pelo orgulho quando tem tantas oportu...
-
Nem sempre a dificuldade é quanto cobrar, mas como cobrar. Isso depende do cliente. Na dúvida, 100% para entrar em cena. Quando você lida co...
-
Certa vez, em uma reunião prévia dos palestrantes com o cliente para um grande evento, este perguntou a cada um de nós palestrantes qual equ...
-
Não existe um preço fixo para palestras, mesmo porque não há duas palestras exatamente iguais. Posso dar um treinamento in company de várias...
-
Um vídeo apareceu no menu do Youtube e tive a curiosidade de clicar. Era alguém criticando a profissão de palestrante e apresentando argumen...
-
Nem sempre o cliente sabe escolher o palestrante ou definir o perfil ideal para seu evento. Eu me lembro de uma empresa que me consultou que...
-
Já é o quarto ou quinto convite que recebo nos últimos dois meses para gravar um vídeo para ser apresentado em um congresso ou simpósio onli...
-
Recebo muitos emails de pessoas que desejam ingressar no mercado de palestras. Querem ser palestrantes, mas nem sempre têm uma ideia clara d...
-
Depois de mencionar o humor na palestra em minha última mensagem, fiquei preocupado que algum palestrante pudesse ir correndo à banca compra...