Pesquisar este blog

Carregando...

11/02/07

Palestras motivacionais

Existe muita confusão em cima da palavra "motivacional". Alguns colocam qualquer palestrante dentro dessa designação, outros entendem ser apenas as palestras-show, mas há quem considere uma palestra bem-humorada como motivacional. Há também uma classificação por tema.

Não me considero um palestrante "motivacional", como costuma ser chamado o profissional que trabalha com temas como auto-estima, espiritualidade, pensamento positivo e coisas assim. Esses profissionais têm o seu papel na infusão de ânimo em determinados eventos, porém esse ânimo pode ser apenas superficial se não existir um trabalho mais profundo de conhecimento e convicção.

Pessoalmente enxergo que muitas palestras motivacionais são mais entretenimento do que capacitação e é importante que o RH das empresas tenha bem claro em mente qual resultado pretende antes de contratar um palestrante. Se for o caso de um evento festivo, por exemplo, com a presença de trabalhadores e familiares, é óbvio que um palestrante de conhecimento específico como marketing não serve. A platéia é heterogênea demais para se obter qualquer resultado além da diversão.

Costumo orientar a pessoa que contrata para evitar surpresas desagradáveis. Em alguns eventos mais festivos, as empresas costumam contratar, além de mim, algum profissional para fazer a parte mais lúdica ou de entretenimento, como um mágico, um grupo de teatro ou um cômico. Dessa forma, enquanto eu transmito o conhecimento e o recado que a empresa quer passar aos seus colaboradores, os outros profissionais motivam o público com brincadeiras ou coisas mais leves.

Uma vez uma empresa me procurou para uma palestra para ser ministrada na festa de aniversário. Procurei saber mais e informaram que a palestra seria em um bar fechado em São Paulo, por volta da meia-noite, depois de uma banda de jazz e antes de um bolo gigante, com muita bebida e salgados rolando nas mesas.

Logo vi que estavam equivocados ao me procurar, por isso perguntei se já tinham procurado algum outro profissional. Quando informaram que a decisão estava entre mim e um mágico, sugeri imediatamente que contratassem o mágico. Eles não precisavam de um palestrante, mas de entretenimento para a festa.

Por esta razão no formulário de solicitação de proposta em meu site deixo claro que o que faço é ajudar o público a enxergar novas tendências em tecnologias, negócios e carreira, compartilhar conhecimento e conceitos com profundidade, inspirar e motivar a mudança de atitude no trabalho e relacionamentos, encorajar com bom humor o empreendedorismo e a proatividade, além de alertar para a gravidade do momento, convidando à reflexão.

Para evitar equívocos, faço também uma ressalva, informando que não canto, danço, faço mágicas e caretas, não crio êxtases com beijos, abraços, risos e choros, nem faço o público gritar, pular e rolar no chão.

4 comentários:

JORGE LUIZ disse...

Muito boa as suas poderações acerca de palestras "motivacionais". Fui administreador do Banco do Brasil por muitos anos e os palestrantes contratados estavam na linha que descreveste. Estou vontadoso em iniciar nessa seara mas a minha preocupação caminha na direção dos seus argumentos. Recebi o meu primeiro convite para apresentar uma palestra e o pedido foi exatamente esse: "motivacional". Enten do o que pedem. No entanto, a minha perspectiva é algo mais profundo dentro das exigências que o homem exige.bae

Lorenzo Busato disse...

Concordo 100%, gostaria de olhasse meu post palestras motivacionais no link http://lorenzobusato.blogspot.com/2009/05/palestras-motivacionais.html

Espero seu comentário
abs

Bruno oliveira disse...

olá; me chamo Bruno oliveira.
não sou palestrante mas tenho um enorme desejo de poder ajudar nessa luta contra o desanimo e nostalgia.
pasei por muitas experiencias na vida, e queria saber quais os passos eu devo tomar pra me tornar um palestrante motivacional.
com os mesmos aspecto de sua indole e perspectiva.

vou esperar convicto que terei um retorno.

Bruno_ooliveira@hotmail.com

Luciana Vidal disse...

Ola meu nome é Luciana Vidal, e quero ser paletrante, estou preparando minha primeira palestra motivacional, preciso de dicas para saber os primeiros passos, pois ainda não tenho experiência.

luciana.freeway@gmail.com

luciana.freeway@hotmail.com

Postagens populares