Pesquisar este blog

20/11/2013

Falar em publico - Dicas de oratoria para palestrantes

A ferramenta do palestrante é sua oratória e como toda ferramenta deve estar sempre afiada. Nunca perco uma oportunidade de aprender com outros palestrantes, observando sua oratória, sua linguagem corporal, sua articulação de palavras etc. Falar em público é como qualquer outra atividade: precisa de aperfeiçoamento e treino constantes, ou pode perder seu brilho. Embora algumas pessoas tenham maior facilidade para se comunicar em público, todos nós precisamos de aprimoramento. Por isso assista a mais este vídeo no qual dou dicas de oratória.

14/11/2013

Palestrante: Como publicar seu livro

Publicar um livro é um desejo quase universal, mas para o palestrante pode ser uma necessidade. Assim como dizem que um livro é julgado por sua capa, o palestrante é julgado por seus livros. Ser autor conta pontos na carreira e dá status. Se dá dinheiro? Talvez, se tiver o talento e todas as outras variáveis que criam autores famosos quase que por acidente. É bom ficar ciente de que é quase impossível você sobreviver dependendo apenas de seus livros. Provavelmente o tempo e fosfato que irá ganhar para escrevê-los não compensará o dinheiro que irá ganhar. Para não se esquecer disso, aqui vai uma piada de escritor:

- Fiquei sabendo que você lançou um livro e decidiu viver de escritor! Tá vendendo muito?
- Já vendi quase tudo. Carro, casa, geladeira, bicicleta...

29/10/2013

O palestrante mao de vaca, quero dizer, criativo

Todo palestrante deveria ser criativo (leia-se "mão de vaca") na hora de promover o seu trabalho, e a criatividade inclui fazer muito com poucos recursos. Afinal, não é isso que os melhores palestrantes ensinam nas empresas por onde passam? Eu gosto de inventar maneiras de promover meu trabalho e fico feliz quando consigo fazer isso “amarrado com barbante” ou, como dizem os ingleses, “in a bootstrap”. Afinal, por que você acha que batizei de “TV Barbante” meu canal no Youtube?

28/10/2013

O segredo de um evento lucrativo

Promotores de eventos costumam enfrentar um dilema na hora de trazer um palestrante para sua cidade: quanto gastar para tornar o evento lucrativo? A resposta é “nada”. Talvez você não acredite que seja possível organizar um evento sem gastar nada, mas posso garantir que já vi eventos serem feitos com um custo muito próximo do zero. Se o promotor estabelecer sua meta de custo como “zero”, mesmo que precise gastar um pouco ainda terá uma boa margem de lucro.

22/09/2013

Persistencia de palestrante

Acabo de lançar meu último livro, "Meu carro sumiu!", uma coletânea de crônicas de vida, carreira e negócios. É meu décimo primeiro livro e já tenho mais um em fase de revisão, "Laura Loft - Diário de uma Recepcionista". Mas o que me trouxe a esta marca de onze livros em pouco mais de treze anos? Acho que posso descrever em uma palavra: Persistência.

30/08/2013

Apagao de palestrante

Não é só a rede elétrica que sofre apagão. Palestrante também pode ser apagado de sua exposição ou ficar sem acesso aos clientes. Uma vez aconteceu com meu site, que por ser antigo, usava as primeiras técnicas para criar visibilidade e notoriedade nos velhos sites de busca. Quando o Google proibiu aquelas técnicas o sistema deles bloqueou meu site por detectar nele excesso de palavras-chave e coisas do tipo. Recebi um aviso do Google e corri corrigir todas as páginas.

30/06/2013

Os cursos do palestrante

Em 2002 fui contratado por uma empresa para criar um curso de atendimento dirigido a recepcionistas de consultórios médicos dentro do conceito de educação a distância. O trabalho levou alguns meses para ser concluído e fui assessorado por duas profissionais de saúde, Fernanda do Coutto Riberti, Administradora Hospitalar, e Lia Hadley, Enfermeira formada pela Unicamp, as quais me abasteceram com pesquisas e informações do setor.

05/06/2013

Concorrencia de palestrante

Muitos palestrantes ficam preocupados com a concorrência, e até certo ponto isto é algo importante. O palestrante deve sempre dirigir olhando para a frente, porém sempre conferindo as laterais e o retrovisor, tanto para se manter atualizado com as práticas do mercado, como para aprender com aqueles que estão com um desempenho melhor que o seu. Mas a preocupação com a concorrência não deve ser extrema ao ponto de ele ficar obcecado com a possibilidade de copiarem seu trabalho. Todo palestrante copia, adapta ou aperfeiçoa.

12/05/2013

Frutos de palestrante

É sempre gratificante sabermos que alguém foi ajudado com uma pequena dica ou “empurrão” em sua carreira. Há um ano e meio recebi um e-mail de alguém que tinha o desejo de ingressar no mercado de palestras, mas não sabia por onde começar. Sem muito “Norte” ele pediu a oportunidade de trabalhar em parceria comigo, e respondi explicando que parcerias entre palestrantes não eram exatamente a melhor estratégia neste mercado. Minha resposta na época foi:

28/04/2013

Marketing para palestrantes, musicos e artistas

Tudo na vida começa com algum tipo de planejamento. Até para fazer uma viagem de automóvel você precisa traçar uma estratégia, ou um caminho e o modo como pretende chegar a algum lugar ou resultado. Estratégia é isso, planejar como sair de um ponto para chegar a outro. Na fase de planejamento de sua viagem você examina mapas, rotas, o estado de seu carro, o quanto de combustível tem, o quanto vai precisar, e também as condições do tráfego, de quem vai à sua frente e de quem vem atrás, ou seja, mantém um olho nos outros viajantes concorrentes.



22/04/2013

Palestrante de seguranca no trabalho deve usar EPI?

Quer saber se palestrante de segurança no trabalho deve usar EPI nas indústrias que visita? É claro que sim! Mas não é deste EPI e desta segurança no trabalho que quero falar aqui, mas da licença que o palestrante tem para ousar. Se você não quiser ficar preso ao lugar comum de uma imagem quadradinha, acadêmica ou empresarial, vai precisar correr riscos. Mas riscos calculados.



Postagens populares